Em ‘Do Paiaku de Montemor ao Caboclo da Vila de Guarany: Luta por terras e redefinições identitárias’ (Eduff, 2024), Marcos Felipe Vicente reconstitui a complexa e tortuosa trajetória de lutas por terra e afirmação identitária dos indígenas Paiaku de Montemor, que se tornaram os Caboclos da Vila de Guarany. Publicada em formato de e-book, a obra acaba de ser lançada pela Eduff e está disponível para download gratuito no site www.eduff.com.br.
Nas primeiras décadas do século XX, os caboclos enfrentaram o padre Eduardo Nabuco de Araripe, que pretendia cobrar foros sobre suas terras e as reivindicava para o patrimônio de Nossa Senhora da Conceição. Esse conflito intenso e complexo envolveu também muitos outros agentes que, entre alianças e embates, configuraram intrincadas redes de poderes locais e regionais, incluindo os próprios indígenas.
No lançamento da Eduff, Vicente se debruça sobre esse conflito e desvenda os interesses e as múltiplas interações entre os atores. O autor evidencia que, tal como os seus pares da atualidade, os caboclos de Guarany souberam articular-se com setores políticos e intelectuais para construir uma rede de apoio às suas reivindicações.
Fique por dentro dos lançamentos da Eduff, acessando o site www.eduff.com.br.