Está disponível para leitura online a segunda edição da revista Novos Talentos, que teve sua primeira edição lançada em janeiro deste ano. A revista tem como objetivo apresentar as atividades desenvolvidas durante a vigência do Programa de Extensão “Aprendizagem significativa na escola pública sob a óptica da neurociência, da matemática, da ética e cidadania e das novas tecnologias de informação e comunicação”. A ação extensionista, coordenada pela Prof.ª Dr.ª Ana Cristina Troncoso, foi realizada por professores e alunos dos Departamentos de Enfermagem, Ciências da Natureza, Produção Cultural, Psicologia e Serviço Social da UFF Campus de Rio das Ostras, e contou com o financiamento do Edital CAPESNovos Talentos. Também conta com o apoio da PROEX, da Agência de InovaçãoAGIR e da PROAES.
O Programa Novos Talentos visa apoiar propostas de atividades extracurriculares para professores e alunos da educação básica visando à disseminação do conhecimento científico e à melhoria do ensino de ciências nas escolas públicas do país. Também busca aproximar a universidade às escolas públicas, contemplando o currículo da educação básica e articulandoo com perspectivas educacionais, culturais, sociais ou econômicas, contribuindo para enriquecer a formação acadêmica.
O objetivo geral da ação consiste em possibilitar a construção do conhecimento em parceria com alunos e professores da rede pública tendo como pressuposto a indissociabilidade entre teoria e atividade prática, e entre os objetivos específicos destacam-se: ampliar os espaços educacionais destinados à formação de professores e alunos da educação básica dos municípios de Rio das Ostras e Nova Friburgo; oferecer atividades que transcendem os limites da sala de aula; romper as fronteiras entre a universidade e as escolas públicas, disponibilizando e promovendo o acesso de professores e alunos aos laboratórios de pesquisa, aos equipamentos científicos e à realização de experimentos; desenvolver modelos lúdicos, criativos e inovadores de aprendizagem, tais como jogos didáticos; e despertar o interesse pela docência; promover a participação de pesquisadores e alunos universitários na difusão do conhecimento como uma das alternativas para a melhoria da educação pública.
Para mais informações e para aquisição da revista impressa: anacristinatroncoso@gmail.com
Para acessar a revista, clique abaixo em arquivo anexo.