Em “A pastora e a alegoria”, Henrique Samyn apresenta a origem e as características da pastorela alegórica, analisa o contexto histórico de sua criação e investiga sua influência. A obra é a mais nova adição à série Estante Medieval, cujo objetivo é tornar acessíveis aos estudiosos da Idade Média as fontes primárias medievais e outros estudos relevantes sobre o medievo.
A pastorela surgiu na Europa do século XIII como um tipo de poesia caracterizado pela temática do encontro, em um ambiente campestre, entre uma pastora e um homem que tenta seduzi-la. Os desfechos da história podem ser favoráveis à pastora ou ao sedutor e podem conter uma mensagem moral ao final ou só serem marcadas pelo erotismo.
Para estudar a pastorela, Samyn apresenta a origem e as características da pastorela alegórica, analisa o contexto histórico de sua criação e investiga a influência da pastorela do escritor Marcabru.
Sobre o autor
Henrique Marques Samyn é professor adjunto e pesquisador do Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), em que desenvolve pesquisas sobre gênero e raça na literatura. Coordena o projeto de extensão LetrasPretas, voltado ao estudo e divulgação da produção literária, cultural e intelectual de autoria negra e feminina, desenvolvido com estudantes cotistas da Uerj. Recebeu em 2014 o Prêmio Docência Dedicada ao Ensino Anísio Teixeira, sendo eleito pelos alunos do Centro de Educação e Humanidades da Uerj, por votação direta, o professor que mais contribuiu para a sua formação acadêmica.
Ficou interessado? Clique aqui e saiba como comprar esse e outros títulos da Eduff.