Informe

Lançamento da Eduff aprofunda estudos sobre crédito na América

Organizado por Carlos Gabriel Guimarães e Luiz Fernando Saraiva, o livro “Crédito e Descrédito” (Eduff, 2018) expande os conhecimentos sobre finanças, economia e vida social no Brasil, entre os séculos XVIII e XX. Com 11 artigos de autores do México e do Brasil, o lançamento da Eduff analisa o crédito por uma perspectiva histórica e social, ao contrário da maioria das pesquisas econômicas atuais.

O termo “crédito” é antigo e extremamente abrangente. Por meio de ações creditícias, é possível analisar desde acontecimentos contemporâneos específicos, como a Crise de 1929, até amplos conceitos, como o mercado de capitais ou o processo de financeirização. Entretanto, estudos econômicos dos contextos históricos pré-economia moderna ainda são raros, despertando pouco interesse dos pesquisadores. O livro, produzido e escrito tanto por economistas como por historiadores, analisa momentos específicos do país, como o pós-abolição, indo além de relações oficiais estabelecidas por sistemas bancários.

“Crédito e descrédito” reforça os estudos do historiador econômico Karl Polanyi ao analisar a economia como parte de um sistema social e cultural, inserido em determinado contexto histórico, submetida as suas normas e mudanças. Portanto, aspectos como morais religiosas, relações hierárquicas e atos simples, como pegar dinheiro emprestado, não foram ignorados pelos autores. Ao contrário, há uma diversidade teórica e metodológica sobre o crédito, graças à análise de documentação cartorial, procuração, cadernetas e hipotecas, pouco usada em outros estudos do meio.

Saiba como comprar.

 

Dados do informe

12/04/2018

, ,

Informações sobre o setor

Editora da UFF

Pular para o conteúdo