O box de DVDs da coleção “O jongo em três pontos” será lançado nesta sexta-feira, 28 de novembro, às 14h, em evento no auditório da Pós-Graduação de História, no 5º andar do Bloco O, no Campus do Gragoatá. A coleção reúne os documentários “Saravá jongueiro novo”, “10º Encontro de Jongueiros” e “Pontão do jongo: fazer com, em diferença”.
Os filmes registram momentos e movimentos diferenciados de processos organizativos de comunidades jongueiras do sudeste. Neles se identificam questões como a afirmação da identidade negra das comunidades, a salvaguarda de um patrimônio cultural, a reivindicação do reconhecimento desse patrimônio por parte do Estado, a conquista do título de patrimônio cultural do Brasil e a articulação dessa conquista com lutas por garantia de direitos e contra a discriminação racial. Além da exibição dos filmes, haverá também um debate com os jongueiros e a equipe realizadora.
O filme “10º Encontro de Jongueiros” mostra como o movimento iniciado pelas comunidades jongueiras no ano de 1996 resultou no reconhecimento, por parte do Estado, do jongo no Sudeste, como patrimônio cultural do Brasil e o significado dos encontros para jongueiros.
Já o filme “Pontão do Jongo: fazer com, em diferença” registra o trabalho desenvolvido por lideranças jongueiras em parceria com a universidade, para consolidação de ações de salvaguarda pautadas no Plano de Salvaguarda do Jongo no Sudeste.
Em “Saravá, Jongueiro Novo!”, jovens lideranças jongueiras se apropriam dos processos organizativos de suas comunidades em diálogo com lideranças experientes, com questões que afetam diretamente as juventudes negras na atualidade, e com questões relacionadas à salvaguarda do jongo no Sudeste.
Os três filmes integram as ações do Pontão de Cultura do Jongo/Caxambu, programa de ensino, pesquisa e extensão da UFF no campo da Cultura e da Educação Popular vinculado à Pró-Reitoria de Extensão.
O registro das atividades desenvolvidas e a produção de documentários fazem parte de um dos eixos de ação do programa (difusão e divulgação) e são realizados de forma articulada com o Laboratório de Imagem e Documentação em Educação (Lide).
Outras informações na página do evento no Facebook.