Informe

ISC aprova os três primeiros professores titulares

Avaliação leva em conta a trajetória profissional e acadêmica dos docentes

O Instituto de Saúde Coletiva da UFF aprovou os três primeiros professores titulares da instituição. É o mais alto posto na carreira docente do país. Em reunião no mês de outubro, os professores Aluísio Gomes da Silva Júnior, Luiza Costa e Eliana e Myriam Serfaty Gabbay foram aprovados por uma banca – de examinadores internos e externos – responsável pela avaliação.

A promoção a professor titular da carreira de magistério superior e da carreira de ensino básico, técnico e tecnológico das Instituições Federais de Ensino foi regulamentada pelo Ministério da Educação por meio da Portaria Nº 982, de 3 de outubro de 2013. Segundo o documento, para ser promovido à classe de titular, o docente deve ter o título de doutor e ser aprovado em avaliação de desempenho, além de ter aprovado um memorial que detalhe as atividades de ensino, pesquisa e extensão, gestão acadêmica e produção profissional relevante, ou defesa de tese acadêmica inédita.

Conheça um pouco da trajetória dos seis primeiros professores titulares do ISC

Aluísio Gomes da Silva Júnior – Graduado em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (1981), fez Residência em Medicina Preventiva e Social no HUAP da UFF (1983), Especialização em Administração de Serviços de Saúde em áreas Integradas, Regionalizadas e Hierarquizadas na UFF(1984) e Doutorado em Saúde Pública pela ENSP-FIOCRUZ (1996). Cursou Regulation in a Modern National Economy na The George Washington University, School of Business/USA (2005). Desde 1983 é Professor da UFF. Atualmente é Professor Titular do quadro permanente do Departamento de Planejamento em Saúde do Instituto de Saúde Coletiva da UFF, Líder do Grupo de Estudos de Gestão e Ensino em Saúde e Pesquisador associado do Laboratório de Pesquisas Sobre Práticas de Integralidade em Saúde. Atua na graduação de Medicina e nas Pós Graduações em Saúde Coletiva (Mestrado – ISC/UFF); Bioética, Ética aplicada e Saúde Coletiva (Mestrado e Doutorado-UFRJ-UFF-ENSP/FIOCRUZ-UERJ); Justiça Administrativa (Mestrado Profissional). É Editor Associado da Revista PHYSIS -IMS-UERJ. Tem experiência na área de Saúde Coletiva e Gestão em Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelos tecnoassistenciais em saúde, Avaliação de serviços de saúde sob a ótica da Integralidade, Educação de profissionais de saúde, Integralidade em saúde e Saúde suplementar. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9187474194134055

Luiza Santos Moreira da Costa – Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Petrópolis (1977), mestrado na Master of Public Health pela Johns Hopkins University (1982) e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Trabalhou como Médica Sanitarista na Secretaria de Estado de Saúde, nível central, principalmente nas áreas de Educação em Saúde e Saúde da Mulher. É professora concursada da Universidade Federal Fluminense, desde 1984, lotada no Instituto de Saúde Coletiva. Na carreira docente, as principais áreas de atuação no ensino, pesquisa e extensão foram: Saúde da Mulher, Educação em Saúde (inclusive como coordenadora do Curso de Especialização em Educação em Saúde Pública da UFF); Educação Médica (Qualidade de Vida; Abuso no curso médico) e Atenção Integral à Saúde das Pessoas com Deficiência – Inclusão do tema no Ensino Médico. Coordenou, desde 2005. O Projeto de Extensão Sensibiliza, que em 2006 se transformou em Grupo de Trabalho aglutinando outros professores, técnicos e estudantes da Universidade Federal Fluminense, com e sem deficiência. Este GT recebeu recursos do MEC nos três anos que solicitou recursos. Em 2009 tornou-se o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Sensibiliza-UFF (NAIS-UFF) com seis linhas de trabalho: Acessibilidade Arquitetônica/Urbanística; Atenção ao Estudante com Necessidades Educacionais Específicas (NEE); Construção de Censo anual de estudantes com NEE; Divulgação e Eventos; Acessibilidade no Vestibular; e Treinamento de Professores para a Inclusão de estudantes com NEE. Coordenou o NAIS-UFF desde sua criação até abril de 2011. Atualmente é professora titular. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2274630438385485

Eliana Myriam Serfaty Gabbay – Psicóloga, graduada pela Faculdade de Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1982) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000). Psicanalista, membro efetivo do Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro. Atualmente é professor associado III da Universidade Federal Fluminense. Atua na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Psicologia, Psiquiatria e Psicanálise, desenvolvendo principalmente os seguintes temas: Tutoria na Formação Médica, Saúde Mental, Integralidade e Reforma Psiquiátrica e Apoio Psicopedagógico a estudantes de medicina. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5444295651720697

Dados do informe

14/11/2016


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