Informe

Integridade Pública: A Transformação da Cultura Organizacional nas Universidades através da Gestão de Riscos

Qual aprendizagem a gestão de riscos tem deixado na universidade? A resposta está na construção de uma inovadora cultura organizacional, baseada no fortalecimento do controle interno e na mitigação da probabilidade de ocorrência de atos ilícitos que prejudiquem a integridade de processos e serviços. Essa abordagem estratégica prevê a aplicação de salvaguardas em fluxos de trabalho sensíveis que possam produzir conflitos de interesse, seja alvo de oferta de vantagens indevidas, ou sujeita à pressão interna ou externa, por exemplo.

A gestão de riscos é uma ferramenta que vem permitindo o monitoramento contínuo, a avaliação e o desenvolvimento de procedimentos consistentes e responsivos em relação aos componentes críticos.

Para a efetiva implementação desse sistema é necessária uma série de atores no governo, em sentido amplo, institucional e individual. Por exemplo, os encarregados de estabelecer padrões para organizações do setor público podem garantir que as políticas de controle interno e a gestão de risco em todo o governo são consistentes e harmonizadas. 

Saiba mais sobre a iniciativa em https://www.gov.br/cgu/pt-br/centrais-de-conteudo/campanhas/integridade-…

Pular para o conteúdo