Sabemos que a atuação administrativa e acadêmica envolve a tomada de decisões, ações, atitudes e comportamentos, algumas delas simples e outras complexas. Diante de situações não previstas na legislação ou dúvidas quanto à aplicação da norma, como resolver dilemas de integridade? É nesse contexto que os valores éticos ganham relevância fundamental, sobretudo, quando a legislação é reticente ou não oferece soluções a determinadas condutas.
É nos valores que servidores (docentes e técnico-administrativos) devem se apoiar para alcançar o correto desempenho das atribuições no serviço público. Para isso, é imprescindível que os valores primários sejam definidos e conhecidos por todos os membros da universidade a fim de consolidar a cultura de integridade, transparência e confiança.
Trata-se de um processo colaborativo, construído progressivamente em conjunto, e que se dissemina pela prática diária de cada um. E essa mudança já está sendo apoiada e incentivada no dia a dia.
Afinal, agir bem conforme valores é agir de maneira íntegra, gerando benefícios e confiança entre todos os participantes que ajudam a universidade a atingir êxito em sua missão educacional.
Junte-se a nós nessa campanha realizada em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU).
Acesse: https://www.gov.br/cgu/pt-br/centrais-de-conteudo/campanhas/integridade-…