Voltada para docentes e técnico-administrativos que exercem atividades de apoio pedagógico, a capacitação o visa apoiar os servidores na elaboração de atividades didáticas inovadoras, utilizando ferramentas baseadas em IA Generativa.
O curso, oferecido pela EGGP, será realizado de forma remota no período de 10 a 25/02, e terá carga
horária total de 36h, sendo 24h distribuídas em 12 encontros síncronos e outras 12h dedicadas à realização de atividades assíncronas.
Durante a formação, serão abordados conceitos fundamentais sobre o que é a Inteligência Artificial Generativa, além de uma introdução prática ao uso de tecnologias como ChatGPT, Gemini, Midjourney, Perplexity, entre outras. Os participantes aprenderão a incorporar essas ferramentas em atividades pedagógicas no ensino superior, explorando suas potencialidades para enriquecer o processo de ensino e aprendizagem.
A capacitação também promoverá uma reflexão crítica sobre os riscos e desafios associados ao uso da IAGen na Educação, além de discutir os usos que os estudantes já estão fazendo dessas tecnologias e as concepções pedagógicas que podem nortear sua aplicação.
Por fim, os participantes serão capacitados a projetar atividades didáticas criativas e alinhadas às demandas do ensino contemporâneo, utilizando a IAGen como aliada para potencializar o aprendizado e promover experiências educacionais mais dinâmicas, inclusivas e transformadoras.
A inscrição pode ser realizada até 31/01, por meio do preenchimento e envio do formulário eletrônico de inscrição.
Para mais informações, acesse o regulamento e o plano do curso.