Informe

Iniciativa da Prograd promove a formação de docentes em curso de aperfeiçoamento no uso do Classroom

O Curso foi oferecido pelo Programa de Inovação e Assessoria Curricular (Proiac) e envolveu cerca de 500 docentes

A Prograd, por meio do Proaic, ofereceu 7 turmas do curso “Potencializando o aprendizado usando o Classroom”, que promoveu a formação de cerca de 500 docentes no período de 08 de junho a 25 de agosto.
O curso, idealizado por um grupo de professores, teve como objetivo preparar os docentes da universidade para aulas híbridas nos cursos presenciais, porém, com o avanço da Pandemia de Covid-19 e das medidas de distanciamento social, o grupo viu a necessidade de ampliar as aulas e preparar os profissionais também para atividades remotas.
“A princípio pensamos em oferecer 120 vagas, mas elas foram preenchidas 5 horas após o início da divulgação, e o número de professores interessados continuava subindo. Chegamos a 920 docentes inscritos.”, conta a Professora Luiza Valente, Coordenadora do Proiac.
O curso apresentou as ferramentas e potencialidades do Classroom e abriu espaço para a discussão de conceitos de ensino mediado por tecnologias digitais e suas nomenclaturas. Os docentes receberam instruções de como configurar sala, enviar e receber atividades e dar feedback aos alunos, além de outros recursos disponíveis na plataforma. Os conceitos relacionados ao sobre ensino remoto e ensino a distância, as formas de aplicação de avaliação em ambientes virtuais, aprendizado e maneiras de apresentar conteúdo foram tópicos abordados ao longo do Curso, que também propiciou aos participantes a oportunidade de conhecer outras estratégias de ensino-aprendizagem por meio da troca de experiência e do domínio da plataforma.
A última turma ofertada pelo Proiac encerrou as atividades em 25 de agosto. Foram ofertadas pelo Programa sete turmas do curso, que teve a participação de 420 docentes de todas as áreas do conhecimento e unidades acadêmicas da UFF. Devido à grande procura, o Proiac contou com o apoio Escola de Governança em Gestão Pública (EGGP), da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe). A EGGP cobriu quatro das sete turmas formadas, agregando esforços no grande desafio de aperfeiçoar a formação docente diante das mudanças que o atual momento coloca para a Universidade e para a sociedade como um todo.
Outro grande apoio veio dos docentes que participaram das primeiras turmas, que passaram a colaborar na mediação da plataforma. Mais de 30 docentes tornaram-se multiplicadores e, com isso, foi possível a abertura de novas vagas. “Além disso, a Professora Christiane Ribeiro, coordenadora do Curso de Medicina, e Thereza Bargut, do Instituto de Saúde de Nova Friburgo, também ofereceram e mediaram turmas extras para os docentes de suas Unidades, permitindo que outras 80 vagas fossem oferecidas e a formação propiciada pelo curso do Proiac chegasse a 500 docentes de toda a UFF”, disse a Coordenadora do Proiac.
O Proiac planeja mais cursos para o próximo ano. Para ficar por dentro do lançamento, o docente pode acompanhar em: http://www.uff.br/?q=programa-de-inovacao-e-assessoria-curricular-proiac

Dados do informe

31/08/2020

,

Informações sobre o setor

Pró-Reitoria de Graduação

Pular para o conteúdo