Visto sua relevância, o índice de evasão é um dos indicadores recomendados pelo Fórum de Pró-Reitores de Planejamento e Administração (FORPLAD) para a gestão de indicadores de desempenho nas Instituições de Ensino Superior (IES). Em resumo, o índice informa a relação (em %) do total de alunos evadidos frente ao total de alunos matriculados de um período para outro, ou seja, quando uma parte dos alunos não efetua a matrícula para dar continuidade aos estudos no ano letivo subsequente.
Em relação à Universidade Federal Fluminense, conforme os dados coletados do úlltimo Censo da Educação Superior que serviram de base para os cálculos, os cursos de graduação à distância apresentaram um índice de evasão bem menor do que os cursos presenciais. O gráfico a seguir demonstra os índices obtidos em 2021 nos cursos ead em geral e nas localidades onde a UFF oferece cursos presenciais:
Entre as localidades que oferecem cursos presenciais, Nova Friburgo, Rio das Ostras e Macaé, assim como em 2020, também foram destaques em 2021 com os menores índices.
Já o gráfico abaixo, apresenta a comparação entre os índices de evasão de 2020 e 2021 das localidades citadas no gráfico anterior:
A relação completa dos dados de evasão para os cursos de graduação da UFF estão disponíveis em: Memória de cálculo dos índices de evasão