O Hospital Universitário Antonio Pedro (Huap), realizou no dia 30 de novembro, um mutirão para realização de cirurgias de câncer de próstata. O mutirão durou cerca de 10 horas e contou com uma equipe multiprofissional que operou no total 12 pacientes, sendo que nove deles foram submetidos à prostatectomia radical (cirurgia de próstata aberta) e três, por RTU (retirada via uretral da próstata via endoscópica).
O envolvimento de toda a equipe composta por cirurgiões, anestesistas, residentes e enfermeiros, além do apoio de vários setores que contribuíram no pleno funcionamento do mutirão, como o núcleo interno de regulação, o banco de sangue, a central de esterilização de material, o serviço de patologia, maqueiros e demais profissionais incansáveis, que realizaram um excelente trabalho.
O Huap optou por realizar a cirurgia de câncer de próstata devido ao mês de novembro ser comemorado o Novembro Azul, que tem como objetivo conscientizar a população masculina sobre os cuidados relacionados ao câncer de próstata e a saúde do homem.
A ação faz parte do I Mutirão Nacional da Rede Ebserh para atender mais de três mil pacientes com a realização de cirurgias, exames e consultas, nos 39 hospitais universitários federais filiados, presentes nas cinco regiões do Brasil.
A expectativa do I Mutirão Nacional da Rede Ebserh é diminuir em cerca de 32% a fila de espera dos hospitais e do Sistema Único de Saúde (SUS). Para alcançar o número, cada instituição definiu as especialidades que mais contemplam as necessidades de saúde de cada região. Os 39 hospitais envolvidos no mutirão realizaram cirurgias, procedimentos ambulatoriais como exames, diagnósticos e ações educacionais preventivas. No total, cerca de 1.000 profissionais de saúde atenderam em todo o país.