Informe

Historiadora aborda memórias da resistência alemã ao nazismo em lançamento da Eduff

Em “Valquírias: memórias da resistência alemã ao nazismo”, Denise Rollemberg trata da memória da Resistência alemã ao nazismo a partir das narrativas construídas em dois museus de Berlim: o Memorial da Resistência Alemã e o Memorial dos Heróis Silenciosos, ambos localizados no Bendlerblock. Foi nesse complexo de edificações que funcionou o Alto Comando da Wehrmacht entre 1938 e 1945. Cenário das tramas e dramas da Operação Valquíria, a última – e fracassada – tentativa de assassinar Hitler (1944), em seu pátio, foram executados oficiais militares participantes da conspiração, sendo o coronel Stauffenberg o mais conhecido deles.

Nesses museus-memoriais, assim como em tantos outros criados na Alemanha, em sua busca de “redenção pela memória” (Huyssen), chama a atenção não somente a afirmação da existência da Resistência no interior do país, mas, sobretudo, o reconhecimento do imenso apoio que o nazismo encontrou entre os alemães.

Sobre a autora
Denise Rollemberg é professora titular de História Contemporânea da UFF, onde se doutorou. É autora de Resistência: memória da ocupação nazista na França e na Itália (Alameda, 2016) e, no momento, dedica-se ao livro Gueto, sobre museus e memoriais da Resistência à ocupação nazista da Polônia.

Esse e outros títulos da Eduff podem ser adquiridos no site www.eduff.com.br.

Pular para o conteúdo