Informe

Grátis: Eduff lança “Filhos de mafoma: mouriscos, criptoislamismo e Inquisição no Portugal Quinhentista”

Em “Filhos de mafoma: mouriscos, criptoislamismo e Inquisição no Portugal Quinhentista”, Rogério Ribas pesquisa sobre os mouriscos (mouros convertido ao catolicismo, fossem ou não sinceros em sua conversão) penitenciados pela Inquisição Portuguesa no século XVI, período em que é possível registrar em Portugal a ocorrência de um “problema mourisco”. A obra está disponível em e-book para download gratuito no site da Eduff.

O livro reconstrói, de um lado, o perfil da comunidade mourisca de Portugal e, de outro lado, examina a repressão inquisitorial, seus ritmos, a natureza dos processos, tormentos, sentenças, trajetórias individuais, desditas.

Na obra, Ribas defende a tese de que essa população mourisca mantinha crenças e práticas criptoislâmicas, ainda que limitadas pela diáspora em que se encontravam os mouriscos, e não obstante as influências que, em maior ou menor grau, o catolicismo exercia sobre todos, batizados que eram na Igreja, exceto os poucos mouros processados pelo tribunal.

Essa minoria viu-se impedida de seguir suas tradições religiosas e compelida a abraçar o cristianismo na sua versão católica, além de ameaçada de cair nas garras do Santo Ofício caso perseverasse clandestinamente nas suas tradições. Centenas de mouro-descendentes não escaparam da sanha inquisitorial, oito deles condenados à fogueira.

Esse e outros e-books estão disponíveis para download gratuito em www.eduff.uff.br.

Informações sobre o setor

Editora da UFF

Pular para o conteúdo