A gestão da Universidade Federal Fluminense, por meio da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), consolidou importantes avanços em tecnologia e inovação ao longo de 2024. Com a entrega de novos sistemas, melhorias em infraestrutura e aprimoramento de governança, as ações da STI fortaleceram os serviços prestados à comunidade acadêmica, promovendo mais eficiência, acessibilidade e modernidade.
“Os investimentos em tecnologia da informação refletem o compromisso da gestão da UFF com a inovação e a excelência nos serviços prestados. A despeito do rápido avanço tecnológico frente às dificuldades orçamentárias, temos avançado com criatividade, comprometimento e integração academia serviço, que servem como plataforma para avanços robustos nos próximos anos”, afirma o reitor, o professor Antonio Claudio Lucas da Nóbrega.
Modernização tecnológica e implementação de novos sistemas
Entre os destaques de 2024, a Universidade entregou novos sistemas e ampliou a funcionalidade de diversos outros. Alguns exemplos são o SIAEX, ferramenta para gestão de ações de extensão, e o módulo de fiscalização do SISPRO. O PASUFF, e o Diploma Digital da Pós-Graduação representaram avanços essenciais na gestão acadêmica, enquanto a adoção do sistema PETRVS trouxe inovações voltadas para gestão de pessoas. Estas evoluções trouxeram eficiência e aumentaram a transparência dos processos acadêmicos e administrativos.
Infraestrutura em evolução
A gestão investiu na ampliação e modernização da infraestrutura tecnológica. Um novo serviço de Wi-Fi foi implementado em 12 unidades, na Reitoria e na Moradia Estudantil, além da reorganização de armários de rede em diversas unidades. O projeto de ampliação do enlace de saída para 100 Gb/s, aprovado pela FAPERJ, e a criação de redundâncias na rede óptica através do uso de três provedores, fortaleceram a conectividade da RedeUFF.
Governança e atendimento de excelência
Com foco em eficiência e transparência, a STI gerenciou 23 termos de referência e licitações, acompanhou 13 contratos e atendeu 4.096 tickets de suporte, entre outros serviços. Além disso, 16 incidentes na rede óptica metropolitana foram solucionados, garantindo a estabilidade e segurança da infraestrutura.
Futuro promissor em planejamento
A UFF já projeta novas entregas para 2025, como o SEI 4.0, SIGADOC 10.0, melhorias nos sistemas existentes e ampliação do novo serviço de wi-fi para mais unidades, com foco na modernização contínua e na excelência tecnológica.
“Nosso foco está em criar soluções tecnológicas que facilitem a vida da comunidade acadêmica. Cada projeto finalizado e cada melhoria implementada são resultado de um trabalho comprometido em transformar a experiência dos usuários e consolidar a UFF como um modelo de inovação, mesmo diante de um cenário de restrição no orçamento das universidades”, afirma o superintendente de Tecnologia da Informação, Ricardo Carrano.