Informe

Gestão da UFF anuncia implantação do Programa de Gestão e Desempenho no Huap

Na manhã da última terça, dia 17 de setembro, a gestão da Universidade Federal Fluminense e do Hospital Universitário Antonio Pedro se reuniram com servidores do Huap em Regime Jurídico Único (RJU) para anunciar a viabilização de implantação do Programa de Gestão e Desempenho (PGD) no Huap. Para atender a reivindicação dos servidores RJU do Huap, a Gestão da UFF se empenhou em solucionar problemas de cunho técnico e operacional, especialmente no que diz respeito à definição do sistema mais apropriado para atender as demandas da universidade, incluindo as do hospital. 

Desde a última mudança na normativa que regulamenta o PGD no serviço público federal, a Gestão da UFF, por meio da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e da Superintendência de Tecnologia de Informação, vem realizando estudos técnicos e reuniões com o Ministério da Gestão e Inovação e, também, com a Grupo de Trabalho para avaliar a implantação do PGD no Huap visando superar as dificuldades representadas pelo número de servidores e especificidade das atribuições e serviços realizados no âmbito do hospital universitário. 

Durante o encontro, foi informado que as adequações necessárias devem ocorrer até dia 01 de novembro em toda a universidade, momento em que também entrará em vigor o novo sistema, Petrvs, permitindo a adesão dos setores e servidores do hospital. Na reunião, o Vice-Reitor da UFF, professor Fabio Barboza Passos, afirmou que o Programa de Gestão e Desempenho representa uma mudança de cultura na organização e gestão do trabalho no serviço público ao valorizar o planejamento e avaliação das atividades realizadas e não o controle de frequência. Além disso, o professor também esclareceu sobre os tipos de modalidade do Programa de Gestão e Desempenho, que inclui desde a execução de atividades integralmente na modalidade presencial, até diferentes frações de jornada de teletrabalho. A modalidade de jornada de trabalho deve ser definida em função da natureza das atividades realizadas e para o melhor atendimento do usuário de cada setor. Outra questão levantada foi a modificação no método de aferição da frequência para os servidores participantes no PGD.

Na ocasião, a Pró-reitora de Gestão de Pessoas (Progepe), Aline Marques, reforçou a importância do planejamento do Huap e a necessidade de estabelecimento de metas para a criação de planos de entregas de cada unidade e de trabalho do participante, exigência normativa para a existência do programa de gestão e desempenho

Tendo em vista as rotinas próprias e os fluxos de trabalho inerentes a uma unidade hospitalar, foi constituído, em 2022, um Grupo de Trabalho para avaliar a implantação do PGD no Huap, que tem como uma das atribuições assessorar e subsidiar a Superintendência do hospital nas decisões relativas à implantação do programa. Importante ressaltar que a adesão ao PGD é voluntária, tanto para o setor como para o servidor público(a). Por isso, a adesão de outros setores e servidores do Huap será objeto de debates e análises internos para definir se aderem ou não ao PGD e a modalidade mais adequada.

Pular para o conteúdo