A Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Proppi) da Universidade Federal Fluminense, através do Fórum de Editores e Comunicação Científica (Foco), anuncia os vencedores da segunda edição do Prêmio de Fotografia de Ciência, Tecnologia e Inovação da UFF.
Foram recebidas 22 inscrições de fotografias científicas de diferentes áreas do conhecimento, realizadas por professores, técnicos e alunos da Universidade Federal Fluminense. O comitê de avaliação foi composto por membros do comitê científico da conferência I LATmetrics: métricas alternativas e Ciência Aberta na América Latina, a ser realizado na Universidade entre os dias 28 e 30 de novembro. Os membros externos eram Germana Barata, pesquisadora e jornalista científica da Universidade de Campinas; Fábio Gouveia, pesquisador em comunicação científica da Fundação Oswaldo Cruz e Christian Alexander Martinez-Guerrero, pesquisador em divulgação científica da Universidad EAFIT, Colômbia. Além dos membros externos, o comitê de avaliação também foi composto por Marco Moriconi, pesquisador de Física da UFF e editor da revista Ciência Hoje e João Fanara, diretor da Superintendência de Comunicação Social da UFF. Para esta avaliação, foram levados em consideração os critérios referentes ao impacto visual, inovação e contribuição para a popularização e divulgação científica e tecnológica.
Após a avaliação cega, as fotografias vencedoras foram classificadas na seguinte ordem:
1 ° Lugar: Mini Cidade de Pt, de Marianne Diniz Rocha Henriques, discente de graduação em Física;
2° lugar: Olho de formiga, de Kevin Moulin da Costa, discente de Pós-graduação em Engenharia Química;
3° lugar: Semente, de Ian Cheibub, discente de graduação em Estudos de Mídia.
Recebem ainda menção honrosa:
Você tem fome de que?, de Jean Carlos Miranda, docente do Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior (Infes)
Praia do Silício, de Cauê de Souza Coutinho Nogueira, discente de graduação do Instituto de Física.
A premiação será realizada na abertura do I LATmetrics, conferência sobre Ciência Aberta e Métricas Alternativas na Comunicação Científica latino-americana, a ser realizada no dia 28 de novembro, às 9h no Núcleo de Estudos em Biomassa e Gerenciamento de Águas (NAB), no campus da Praia Vermelha. Todos