Recentemente, a Faculdade de Medicina divulgou o Edital Unificado dos Cursos de Especialização, que se destina ao preenchimento de vagas, referentes ao ano de 2025, para os Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Análises Clínicas, Anestesiologia, Cardiologia, Dermatologia, Gastroenterologia, Gerontologia e Geriatria Interdisciplinar, Hematologia Clínica, Neurologia, Otorrinolaringologia, Pediatria e Psiquiatria, todos gratuitos.
As inscrições para o concurso estarão abertas no período de 10h do dia 01 de janeiro de 2025 até 23h59min do dia 29 de janeiro de 2025 e as provas escritas estão previstas para o dia 10 de fevereiro de 2025, das 09h às 12h. Os instrumentos de seleção compreenderão a prova escrita (eliminatória e classificatória até o triplo do número de vagas) e entrevista e/ou análise de currículo (classificatória).
O modelo unificado de edital traz vantagens significativas, como maior clareza, transparência e padronização do processo seletivo, beneficiando alunos com informações acessíveis e critérios uniformes, além de reduzir custos e agilizar inscrições e matrículas, tendo em vista a utilização dos sistemas PASSUF e CANDIDATURAPOS. Enquanto o PASSUFF permite que os candidatos efetuem o pagamento por Pix ou cartão de crédito, eliminando a etapa de preenchimento de Guia de Recolhimento da União, a CANDIDATURAPOS viabiliza a simplificação da matrícula dos alunos aprovados, uma vez que as informações e os documentos exigidos já foram inseridos na fase de inscrição.
Além da publicação do Edital Unificado, a Faculdade de Medicina está passando por uma remodelação administrativa, que inclui também o tratamento de acervo documental, a remodelagem de fluxos de trabalho e documentos, o acompanhamento de metas com foco em resultados, a participação ativa dos coordenadores e atuação direta do assessor de pós-graduação, o professor Alan Vieira.
A reestruturação dos fluxos de trabalho e documentos, junto com o tratamento do acervo documental, contribui diretamente para a eficiência e transparência nos processos de admissão e gestão dos cursos de especialização. Ao organizar e padronizar os procedimentos, os processos tornam-se mais claros e previsíveis, reduzindo erros e retrabalhos. A centralização e tratamento do acervo documental já na fase de sua produção, por exemplo, facilitam o acesso às informações, garantindo que dados importantes sejam facilmente consultados por alunos, docentes e gestores. Os documentos serão classificados conforme a tabela de temporalidade e após cumprida a sua finalidade, serão acondicionados e identificados, aguardando os prazos de recolhimento ou eliminação, em consonância com as orientações da Coordenação de Arquivos.
Além disso, a automatização de etapas e o alinhamento entre as áreas envolvidas promovem agilidade na execução das tarefas e maior confiabilidade nas decisões, reforçando a transparência e a confiança de todos os envolvidos nos processos. Para ilustrar, foi realizada entrevista individualizada com cada coordenador, para entender as demandas e necessidades e identificar pontos de melhorias, em consonância com a Resolução CEPEX nº 838/2022, que regulamenta o funcionamento dos cursos de pós-graduação. À medida que o coordenador é poupado do gerenciamento de atividades burocráticas, ele poderá se dedicar, de fato, à atividade-fim, o ensino, uma demanda comum trazida por eles. O acompanhamento das metas focadas em resultados será realizado por meio de indicadores de desempenho claros, monitorados regularmente por ferramentas de gestão e relatórios periódicos, sob supervisão da Administração da Faculdade de Medicina.
Esses indicadores permitirão avaliar o cumprimento de prazos, a eficiência dos processos administrativos e a satisfação de alunos e docentes, além de identificar pontos de melhoria, com pactuação de metas e objetivos a serem alcançados no escopo do programa de gestão. “O impacto esperado é significativo, pois o foco em resultados incentivará uma gestão mais proativa e orientada à excelência, garantindo que os cursos mantenham altos padrões acadêmicos e atendam às expectativas da comunidade acadêmica. Essa abordagem fortalece a reputação da UFF e atrai candidatos e parcerias de maior qualidade, impulsionando a evolução contínua dos programas de especialização”, ressalta o servidor Leonardo Nunes de Couto.