Informe

Fabiano Tonaco fala sobre precarização e desafios do SUS em entrevista à Eduff

Organizador da coletânea “O longo amanhecer do Sistema Único de Saúde: reflexões para o SUS reexistir” (Eduff/Hucitec), Fabiano Tonaco aborda os desafios e a precarização do SUS em entrevista concedida ao programa Eduff Entrevista veiculado no canal da editora no YouTube.

Cria do SUS, Tonaco considera o sistema um projeto civilizatório e defende a colocação em prática do que considera o SUS real, ou seja, aquele que corresponde fielmente ao que está escrito na Constituição Brasileira. 

Durante a entrevista, o autor explica como o projeto do livro foi concebido a partir de um movimento de análise das estruturas políticas e econômicas e aborda os problemas de financiamento da saúde no país. Tonaco propõe, ainda, a criação de uma estrutura  nacional que seja capaz de atender com agilidade as demandas urgentes da saúde no Brasil.

Sobre o autor
Fabiano Tonaco é graduado em odontologia, com mestrado e doutorado em odontologia preventiva e social, e pós-doutorados na Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp em parceria com a Escuela Andaluza de Salud Pública em Granada, na Espanha (2015) e no Institute for General Practice and Interprofessional Care na Universität Tübingen na Alemanha (2020).  Entre 2015 e 2022, atuou no Departamento de Planejamento em Saúde (MPS) do Instituto de Saúde Coletiva da UFF. Atualmente é líder do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Internacional e Cooperação no Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e pesquisador do Laboratório de Computação Biomédica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde integra a equipe do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) Positiva do Complexo Industrial da Saúde 4.0, sediado na UFPE.

A entrevista completa está disponível no canal da Eduff no YouTube, clicando aqui.

“O longo amanhecer do Sistema Único de Saúde: reflexões para o SUS reexistir” e outros títulos da Eduff podem ser adquiridos no site www.eduff.com.br.

Dados do informe

03/08/2023

, , , , ,

Informações sobre o setor

Editora da UFF

Pular para o conteúdo