Informe

Extensão debate Experimentação Animal

Foi realizado, no dia 05 de outubro, o “I Simpósio em Experimentação Animal da UFF”, coordenado pelo Prof. Marcelo Salabert, do Instituto de Biologia. O evento, uma articulação da PROEX com a PROPPI, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz/IOC/INCQS, reuniu diversos pesquisadores, extensionistas e estudantes interessados em discutir questões éticas relacionadas às pesquisas científicas que utilizam animais. O Simpósio chamou também a atenção para a sensibilização dos profissionais da área para o desenvolvimento de métodos alternativos ao uso de animais em atividades científicas.

Entre os palestrantes, estava Róber Bachinski, jovem doutor pela UFF e primeiro cientista brasileiro a receber o Lush Prize, prêmio internacional destinado a projetos e indivíduos que trabalham para a substituição de experimentos por métodos livres de crueldade com validação científica. Na sua fala, tratou da temática “Objetos de experimentação ou de proteção moral humana: os animais na ciência”.

Durante o Simpósio, a questão da experimentação animal foi aprofundada sob diferentes perspectivas: Legislação, Gestão, Questão da Transparência Científica e Comissões de Ética. O evento ocorreu em sequência ao curso “Experimentação Animal: Alternativas, Ética e Biossegurança”, realizado em 2016, destacando a importância não somente das questões éticas, mas também de Biossegurança envolvidas nesse campo, tendo sido proposto no âmbito do Programa de Extensão ‘Capacitação e Sensibilização em Biossegurança da UFF’.

Pular para o conteúdo