A professora e pedagoga Carmem Lúcia Pérez acaba de lançar a coletânea “Experiências e narrativas em Educação” pela Editora da Universidade Fluminense (Eduff). O livro conta com onze artigos produzidos por pesquisadores de Brasil, Argentina e Portugal e que defendem a discussão sobre a prática docente a partir dos relatos de professores em cursos de formação inicial e continuada.
Segundo o professor Elizeu Clementino de Souza, que assina o prefácio do livro, a prática de registrar os relatos sobre o cotidiano escolar é importante porque apresenta a rotina dessas instituições como “territórios complexos”, que devem ser analisados sob diferentes perspectivas, revelando novas possibilidades de atuação por parte de professores e estudantes.
“Experiências e narrativas em Educação” é dividido em quatro grandes eixos. O primeiro eixo reúne textos que dialogam conceitos de narrativas, culturas e cotidiano escolar para que os autores comentem suas experiências de vida e formação. Já o segundo dialoga sobre narrativas e atores sociais no espaço escolar e contempla os relatos de crianças sobre o mundo à sua volta.
Ao tratar sobre o refeitório e o cotidiano escolar, o terceiro eixo traz a discussão sobre tempo, espaços e narrativas. Por fim, o último eixo aprofunda questões metodológicas ao tratar de aspectos da documentação narrativa de experiências pedagógicas como uma das grandes contribuições da obra para pesquisadores, estudantes e professores.
Sobre a autora
Carmen Lúcia Pérez é professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF. É bolsista Capes, pesquisadora da Faperj e do CNPq e coordena, o Grupo de Estudos e Pesquisas Escola, Memória e Cotidiano, na UFF.