Informe

Ex-aluna da UFF participa de publicação sobre mulheres na Psicologia

 

A ex-aluna da UFF Patricia Rodrigues de Siqueira, psicóloga e mestre em Psicologia pela universidade, está participando de uma publicação que será lançada no mês de julho: o livro “Mulheres na Psicologia”. A obra aborda a carreira de mulheres com destaque na área e foi aceita na Bienal Internacional do Livro. Trata-se de um projeto da Série Mulheres, que visa a valorização das profissionais de diversas áreas.

No Brasil, a carreira em Psicologia é escolhida majoritariamente por mulheres. Entretanto, ao longo do curso, os autores apresentados são, em sua maioria, homens. Justamente essa falta de destaque às psicólogas mulheres que motivou Patrícia a escrever o capítulo para o livro.

“No Brasil, a escolha profissional pela Psicologia é marcada quase que majoritariamente por estudantes do segmento feminino. Então, podemos supor que quem dá sustentação a esse campo de saber são as mulheres. O curioso é que quando lemos as teorias, os autores são homens, porque a literatura científica da área é estrangeira. Há uma ausência de mulheres brasileiras que possam contribuir com suas narrativas e dar seus depoimentos sobre a lida diária e os desafios enfrentados. O livro pretende explorar a relação entre gênero e prática profissional, apontando para a força das mulheres. É sobre sororidade, empoderamento e protagonismo feminino. E por que não dizer lideranças femininas?”, explica Patrícia.

Graduada pela Universidade Federal Fluminense há 15 anos, Patrícia destaca a contribuição da UFF em sua carreira e, consequentemente, na construção do livro “Mulheres na Psicologia”. Para ela, uma “cria da UFF”, a universidade é “um convite para se surpreender”.

“A UFF representa um lugar provocativo, um convite para se surpreender. Éramos convocados a nos questionar sobre tudo, porque é a partir dos estranhamentos dos lugares comuns que as reflexões podem surgir, o novo, o singular pode ser construído. Eu aprendi a problematizar o que era dado como certeza e me debruçar sobre essas questões. Foi um tempo de descobertas, um novo mundo se abriu para mim e eu me tornei uma pessoa diferente, a partir do momento em que eu comecei a perceber o mundo de outra forma”, ressalta.

Além de graduada, Patrícia também é mestre em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense, com a dissertação “A ultrapassagem na clínica: Da captura do desejo no sintoma ao estilismo de si”. Segundo ela, a UFF deixou uma “marca” em sua vida e carreira.

“Depois de formada, eu me sentia desejante, queria buscar as respostas que quase sempre eram provisórias. Fui construindo minha carreira, sem me dar conta deste modus operandi. Fui me destacando profissionalmente pelas instituições em que passei. Ficou uma marca “uffiana“ em mim. Ao meu ver, esse é o diferencial “das crias” da UFF, somos forjados por essa metodologia: as respostas não estão prontas, temos que buscar. Sinto-me honrada de ser ex-aluna da UFF!”, afirma Patrícia.

Marcado para o dia 15 de julho, às 19h, o lançamento do livro “Mulheres na Psicologia”, de Patricia Rodrigues Siqueira e outras autoras, será realizado na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, na cidade de São Paulo.

Dados do informe

06/07/2022
,

Informações sobre o setor

Superintendência de Comunicação Social

Pular para o conteúdo