As estudantes Carolina Lessa e Julia Pereira, do curso de Economia da UFF, ficaram com a 2ª colocação no Prêmio Paul Singer de Boas Práticas Acadêmicas (2022), concedido pelo Conselho Federal de Economia (Cofecon), na categoria Assessoramento de Projetos, sob orientação da professora Julia Braga. O trabalho das estudantes consistia em uma proposta de assessoramento ao Programa de Economia Solidária, Combate à Pobreza e Desenvolvimento Econômico e Social do Município de Niterói.
A criação do programa municipal tem por objetivo o desenvolvimento econômico e social, bem como o estabelecimento de meios para a erradicação da pobreza e a geração de emprego e renda para as camadas mais pobres do município. Entre as medidas que fazem parte do Programa, destaca-se a criação de um benefício social pago na forma de moeda social circulante local, a Arariboia, que entrou em circulação em janeiro de 2022. No primeiro ano do benefício, 31 mil famílias niteroienses em situação de extrema pobreza e pobreza foram beneficiadas, alcançando mais de 100 mil pessoas.
“Nossa proposta consistiu na criação de um banco de dados com informações sócio-econômicas e na criação de indicadores para a análise do impacto da moeda social Arariboia e de outros incentivos às práticas de economia solidária no município de Niterói”, explica Carolina, que tem a moeda social Arariboia como tema de seu Trabalho de Conclusão de Curso, sob orientação do professor Leonardo Muls.
Já Julia Pereira, em seus estudos finais da graduação, dedicou-se ao entendimento sobre as Finanças Sociais e seu impacto para a redução da desigualdade no Brasil. “Semelhante ao contexto das Finanças Solidárias, eu analisei a problemática de coleta de dados versus a mensuração e acompanhamento de indicadores que ocorriam nesse meio para conseguir analisar os impactos sociais gerados”, explica Julia.
“Mais do que a conquista de um prêmio, nós entendemos a importância desse estudo para a população de Niterói. Este trabalho foi realizado no nosso último ano da graduação e ficamos felizes por poder contribuir propondo um diagnóstico da situação atual do programa e auxiliando na construção de um banco de dados, por meio de coleta de informações junto aos principais impactados pela moeda, bem como a interpretação desses dados a partir dos indicadores propostos em nosso trabalho”, comemoram as estudantes.
A professora Julia Braga ressalta ainda que o projeto foi inteiramente idealizado e desenvolvido pelas alunas Carolina e Julia, como preconiza a boa prática acadêmica. “O prêmio concedido pelo Cofecon ao projeto sobre a moeda social Araribóia provou que nossos alunos são formados com forte sensibilidade social combinada com competência técnica”, conclui.