Nesta sexta-feira, 6 de fevereiro, estreia no Teatro da UFF a peça-musical “Deixa Clarear”, uma homenagem aos 30 anos de falecimento da cantora Clara Nunes. Com direção de Isaac Bernat e texto de Márcia Zanelatto, a produção está em cartaz dias 7, 8, 20, 21 e 22 de fevereiro, sextas e sábados às 20h e domingos às 21h. Os ingressos custam R$ 30 reais (inteira) e R$ 15 reais (meia). Técnico-administrativos e professores da UFF pagam meia-entrada.
A montagem é protagonizada pela atriz Clara Santhana, idealizadora do projeto e apaixonada pela obra da cantora mineira. A atriz passeia pelas várias fases da carreira e da vida de Clara Nunes com um repertório composto por grandes compositores, como João Nogueira, Paulo César Pinheiro, Paulinho da Viola, Candeia, Chico Buarque, Nelson Cavaquinho, dentre outros. A música presente atua como uma extensão da cena, e as letras também constituem uma dramaturgia.
De forma delicada, a obra visita a memória de Clara Nunes e do universo musical presente em sua trajetória. O objetivo também é incentivar a juventude a valorizar a música brasileira e suas raízes genuínas. “Durante a pesquisa para esse trabalho, percebemos que muitos jovens já não conhecem sua música, e queremos contribuir para manter acesa a chama de seu repertório, de sua poesia e de suas histórias”, explicou Clara Santhana.
“Deixa Clarear” estreou em 2013, no Rio de Janeiro, no Teatro Café Pequeno para 80 lugares, reestreou no Teatro das Artes para 450 pessoas e passou por uma próspera temporada popular no histórico Teatro João Caetano, com 1.100 lugares. O Teatro da UFF fica na Rua Miguel de Frias, 9, Icaraí, Niterói. Outras informações pelos telefones 3674-7511 e 3674-7512.