A Universidade Federal Fluminense segue produzindo conhecimento especializado para o combate à propagação da Covid-19.
Entre as diversas iniciativas articuladas envolvendo diferentes unidades, destaca-se o Frente UFF, uma ação voluntária organizada pela Escola de Engenharia em parceria com alguns profissionais do Hospital Universitário Antônio Pedro. A mobilização visa a fabricação de equipamentos de proteção individual e outros aparatos que serão utilizados pelas equipes de Saúde do hospital para o atendimento a pacientes infectados pelo novo coronavírus (COVID-19).
As primeiras máscaras de baixo custo do tipo face shield, produzidas em impressoras 3D, já foram entregues a estes profissionais, na última semana.
Nesta segunda, 30, a produção passou a ser realizada em espaço específico disponibilizado pela Escola de Engenharia. A estimativa é que sejam produzidas 350 máscaras por semana.
O mais importante é que qualquer pessoa pode ajudar nesse trabalho.
Basta preencher o formulário disponível aqui e aguardar o contato da equipe.
Confira no vídeo abaixo como foi o primeiro dia de produção das máscaras na Escola de Engenharia.
Essa é a hora em que o conhecimento científico e tecnológico, que no Brasil é quase todo desenvolvido nas Universidades e Institutos públicos, se mostra ainda mais relevante e útil na construção de soluções para a sociedade.
Além disso, orientar políticas de distanciamento social é fundamental. A UFF foi uma das primeiras universidades a adiar o início do semestre letivo e a suspender os atendimentos administrativos presenciais, criando canais digitais de prestação de serviços. Todos os programas de assistência estudantil foram prorrogados para amparar os estudantes contemplados pelo Plano Nacional de Assistência Estudantil.
Com conhecimento e responsabilidade vamos vencer mais essa batalha!