A equipe Faraday E-Racing, composta por estudantes da Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense (UFF), foi premiada na 20ª Competição Fórmula SAE BRASIL, ocupando o 4º lugar geral na categoria de Veículos Elétricos. O projeto, que foi fundado há pouco mais de 11 anos, já representa a Escola de Engenharia da UFF na Fórmula SAE desde 2015. Em uma disputa acirrada, que contou com a participação de 21 equipes de todo o Brasil e América do Sul, a Faraday E-Racing se destacou ainda mais ao conquistar o 1º lugar na prova de Custos e Manufatura, além do 4º lugar na prova de Design.
“O forte empenho e a dedicação de todos foi crucial para representar a UFF e a Escola de Engenharia na maior competição de engenharia do mundo”, afirma Davi Torres, membro da equipe.
A Faraday E-Racing conta com o apoio dos laboratórios da UFF e de diversos docentes para a condução das atividades que auxiliam no desenvolvimento do projeto. No entanto, a construção de um protótipo competitivo de carro de corrida elétrico exige recursos consideráveis, especialmente para a aquisição de peças e componentes, muitos dos quais são importados. Além disso, há a necessidade de serviços de usinagem que ainda não estão disponíveis dentro da universidade.
Com os resultados de 2024 em mãos, a equipe já está planejando a próxima temporada, com a revisão dos objetivos estratégicos para 2025. Para o próximo ano, a Faraday E-Racing pretende intensificar suas atividades de extensão, especialmente o contato com estudantes de ensino médio, tanto de instituições públicas quanto privadas.
“O contato com esses alunos, que futuramente poderão fazer parte de um dos diversos projetos de extensão da Escola de Engenharia, destaca o nosso papel em incentivar a ciência e a tecnologia”, ressalta Davi.