Informe

Equipe de estudante da UFF recebe primeiro lugar em Bootcamp na Argentina

A estudante Victoria Lopes Rocha, do curso de Psicologia da Universidade Federal Fluminense (UFF) em Volta Redonda, recebeu o primeiro lugar no Bootcamp Trama 2024, na Argentina, promovido pelo Instituto Tecnológico de Buenos Aires. O evento, que ocorreu em maio deste ano, reuniu participantes de diversos países para três dias de aprendizado e competição, com foco em empreendedorismo.
Victoria foi uma de dois brasileiros selecionados para participar do evento e conta que a vontade de participar de oportunidades internacionais surgiu após a realização de um intercâmbio com bolsa de estudos pela UFF.

“O intercâmbio me abriu os olhos para oportunidades que nunca imaginei que poderia acessar”, relatou.
A decisão de se inscrever no bootcamp veio após ver uma divulgação do evento no Instagram do South American Business Forum (SABF), oportunidade que também despertava o interesse da estudante.

“Ao ver a divulgação do bootcamp, decidi me inscrever. Recebi a confirmação do bootcamp antes do SABF e, na semana da viagem para a Argentina, também fui confirmada para o SABF. Fui para lá duplamente realizada!”, contou Victoria.

Durante o bootcamp, Victoria e seu grupo, formado aleatoriamente, desenvolveram o projeto “Lights Out”, que visa reduzir as emissões globais de dióxido de carbono através de um software instalado em câmeras de segurança já existentes em edifícios. O software detecta a presença de pessoas em uma sala, mesmo que estejam imóveis, e desliga luzes, aparelhos de ar condicionado e outros dispositivos elétricos quando não estão em uso. O primeiro lugar na competição garantiu à equipe, além de diversos reconhecimentos de várias instituições, uma bolsa do programa de formação NAVES para empreendedores da IAE Business School, permitindo o desenvolvimento do “Lights Out”.

Victoria também está ansiosa para o próximo evento em sua agenda, o South American Business Forum (SABF), que acontecerá em Buenos Aires. O SABF é um evento anual que reúne 100 estudantes universitários de todo o mundo com líderes acadêmicos, políticos e empresariais para discutir temas de relevância para a América Latina e para o mundo.

“Espero expandir meus conhecimentos em sustentabilidade, inovação e em temas atuais, especialmente no contexto latino-americano. Quero aprender novas metodologias, técnicas de inovação e abordagens práticas para resolver problemas reais. Além disso, espero alcançar novos contatos, parcerias para os projetos que já desenvolvo e sair com ideias e energia para novas iniciativas”, concluiu Victoria.

Pular para o conteúdo