Informe

Equipe da UFF participa de encontro no Piauí para atuar em assentamentos de reforma agrária

Foto da equipe da UFF, composta por 6 homens e 4 mulheres uniformizados com uma camisa cinza, em frente ao painel do evento

Uma equipe formada por estudantes e professores do Departamento de Engenharia Agrícola e Meio Ambiente da UFF participou do I Encontro de intercâmbio e nivelamento conceitual-metodológico das experiências de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) do ProforExt, que ocorreu entre os dias 23 e 26 de setembro, no município de Luís Correia, Piauí.

A iniciativa consistiu em uma semana de visita a campo, capacitação e trocas de experiências entre as diversas Instituições de Ensino Superior do país, que integram o Programa de Formação em ATER para Assentamentos de Reforma Agrária e contribuições para Agenda 2030 (ProforExt), cujo objetivo é a formação de profissionais em ações de assistência técnica em extensão rural.

Segundo o professor da UFF e coordenador regional do Programa, Flávio Castro, as visitas ao Delta do Parnaíba, o maior das Américas, e aos assentamentos locais foram de suma importância para os estudantes perceberem na prática as possibilidades da Extensão e como é possível contribuir com as comunidades.

O ProforExt está comprometido com o fortalecimento da Agricultura Familiar e com a construção da Agenda 2030, especialmente do ODS 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável. Segundo o professor, futuramente, a equipe da UFF atuará junto a jovens assentados do interior do Rio de Janeiro e serão um ponto fundamental de comunicação entre o meio rural e o acadêmico. “Os agentes de formação local nos assentamentos tornam-se a principal forma de disseminação desse conhecimento a longo prazo”, explica Flávio.

Dessa forma, a Universidade Federal Fluminense segue comprometida com seu papel social ao contribuir diretamente para o desenvolvimento de cidades e comunidades sustentáveis.

Equipe da UFF, posando no cais rumo ao Delta do Parnaíba