Informe

Entrega da medalha Dr. Calixto Nami Kalil aos novos professores titulares da Faculdade de Medicina

A direção do Hospital Universitário Antonio Pedro e o reitor da Universidade Federal Fluminense homenagearam os recentes professores da Faculdade de Medicina que rece ascenderam ao cargo de professor titular. A cerimônia foi realizada na última terça-feira, 29 de setembro, no Anfiteatro Aloysio de Paula no Huap.

Os professores homenageados receberam a medalha Dr. Calixto Nami Kalil criada para homenagear anualmente autoridades públicas, pessoas físicas e jurídicas que tenham contribuído de forma relevante para que o Huap possa tornar-se uma organização moderna, dinâmica e solidária, em condições de atender às expectativas de seus gestores e da comunidade.

Receberam a homenagem os professores titulares: Adauto Dutra Moraes Barbosa, Alberto Esteves Gemal, Aniello Palombo, Beni Olej, Carlos Augusto Cardozo de faria, Haberlandh Sodré Lima, Jairo Werner Junior, Jane Marcy Neffa Pinto, José Antonio Monteiro, José Carlos Vieira Trugilho, Luiz Querino de Araújo Caldas, Mayra Carrijo Rochael, Monica Kopschitz Praxedes Lusis, Pedro Ferreira Moreira Filho, Rosa Leonora Salerno Soares e Rubens Antunes da Cruz Filho.

O presidente da banca professor Marcos Freitas saudou os novos professores titulares do departamento de clínica médica, Departamento de Saúde Materno Infantil e Departamento de Patologia que irão engrandecer o ensino da Universidade. “O mais importante não somos nós, são os pacientes e os alunos”, afirmou.

Representando a área clínica o professor Pedro Moreira disse que o professor precisa ir onde o aluno está e que necessite e anseie de aprendizado.

O diretor da Faculdade de Medicina e um dos homenageados professor José Carlos Vieira Trugilho, falou sobre a importância de chegar ao cargo máximo da faculdade e o valor sentimental da medalha que traz lembranças desde a sua entrada na universidade.

“É uma satisfação muito grande poder homenagear os colegas laureados. Devemos funcionar como catalizadores para que a nossa universidade progrida e alcance uma posição cada vez maior no cenário nacional”, afirmou o diretor acadêmico Jocemir Ronaldo Lugon.

O diretor médico Haberlandh Sodré, representando a área cirúrgica falou sobre as mudanças que ocorreram nos últimos anos na doutrina e na prática médica, tendo os professores como enriquecedores através um traço identificador em comum: o gosto pelo ensino, vocação pedagógica e o amor pela faculdade.

O diretor do Huap Tarcisio Rivello mencionou a presença do ex-reitor Cícero Mauro Fialho Rodrigues o qual assinou o boletim de serviço criando a medalha Dr. Calixto Nami Kalil. “Hoje, é uma homenagem justa aos professores que ascenderam ao cargo de professores titulares da Faculdade de Medicina seja na área clínica ou na área cirúrgica. O homem deve se colocar acima de si mesmo colocando a universidade como o seu nível mais elevado. Em função de estarmos em uma instituição de nível superior, temos que ser exemplos para muitos que estão chegando”.
O diretor também destacou a importância da reestruturação da rede para um atendimento de qualidade e falou sobre a principal porta de entrada do hospital o ambulatório que passa por obras de reforma e ampliação reforçando o atendimento 100% SUS e público.

O vice-reitor Antonio Claudio da Nobrega disse que são momentos muito desafiadores, mas no lugar de administradores da universidade devemos colocar esses momentos como perspectivas para o avanço da universidade. “Faz parte desta trajetória: dedicação, intensidade e humildade para que a universidade seja cada vez melhor. Esse título traz uma responsabilidade muito grande para os destinos da Faculdade de Medicina”.

O reitor Sidney Mello elogiou a iniciativa do diretor do hospital em homenagear os novos professores titulares. “É uma satisfação muito grande para nós gestores da universidade estarmos presenciando um momento como este diante das dificuldades que o Brasil está enfrentando. O que mais devemos prezar é a formação de pessoas, a produção do conhecimento a concretização de uma política nacional no campo da saúde e da educação. A perspectiva que temos que ter neste momento é de união lembrando as pessoas que formamos e tudo o que foi produzido, sendo simbolizado hoje pelos novos professores titulares”, concluiu.

Estiveram presentes na mesa o reitor Sidney Luiz de Matos Mello, o vice-reitor Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, o diretor-geral do Huap Tarcisio Rivello, diretor médico Haberlandh Sodré Lima, o diretor de enfermagem Enderson Hernandez ,o diretor acadêmico Jocemir Ronaldo Lugon e o diretor da Faculdade de Medicina José Carlos Vieira Trugilho.

Dados do informe

01/10/2015


Pular para o conteúdo