A reunião do Conselho Deliberativo do Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP), marcada para a manhã dessa quinta-feira (21), foi, novamente, inviabilizada pela ação truculenta e antidemocrática de representantes das entidades sindicais (Sintuff e Aduff) e alguns estudantes. A reunião anterior, realizada na semana passada, foi aberta a toda comunidade e teve seu encerramento antecipado por conta do clima de tensão exacerbada promovido pelas mesmas entidades.
No dia de hoje, a reunião do Conselho tinha início previsto para as 10 horas, porém, desde cedo militantes sindicalistas impediam o acesso ao prédio, bloqueando a entrada, gritando palavras de ordem e intimidando os presentes em atos que acabaram por cercear o direito constitucional de ir e vir não apenas dos conselheiros, mas também dos trabalhadores do prédio. Devido ao clima de tensão elevado decidiu-se pelo cancelamento da reunião para garantir a segurança e integridade de todos presentes.
O Conselho Deliberativo do HUAP é uma instância democrática fundamental para a definição sobre o futuro do hospital. Sua constituição foi uma decisão do Conselho Universitário (CUV) que também discutiu e elaborou seu regimento. Os membros do Conselho são eleitos democraticamente pela comunidade e representam todos os diferentes atores que compõem a nossa universidade, incluindo representantes dos funcionários, estudantes e dos usuários.
Assim como na reunião anterior, o debate de temas fundamentais para a sustentabilidade e expansão do Hospital Universitário foi inviabilizado por representantes das entidades sindicais. Impedir o funcionamento do Conselho Deliberativo do HUAP é atentar contra a própria democracia que vigora dentro da universidade.