A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) divulgou, hoje, o resultado final do edital Apoio às Empresas Juniores do Estado do Rio de Janeiro, que tem por objetivo apoiar essas empresas em ações de prospecção e retenção de novos clientes. Os projetos aprovados foram os das empresas Ímpeto, In Junior e Associação Focus Consultoria.
Sem fins lucrativos, as Empresas Juniores são associações civis compostas e geridas por alunos dos cursos de graduação da universidade que trabalham sob a supervisão e orientação de professores e especialistas na área.
A Ímpeto é a Empresa Júnior Jurídica da UFF, orientada pelo professor e advogado Marcus Wagner de Seixas e localizada em Volta Redonda. Foi pensada, principalmente, com o intuito de formar jovens empreendedores capazes de revolucionar o ramo jurídico através de ideias inovadoras e, sobretudo, de serviços de consultoria de qualidade e excelência.
“É um fator inovador, é a Universidade Federal Fluminense inovando nesse campo. Normalmente as empresas juniores são na área de administração, engenharia. Na área jurídica, pelo menos no sul fluminense, é a única com toda a certeza”, relatou Marcus.
Luísa Franco, presidente da associação e aluna do curso de Direito acredita que, para todos os membros participantes, estar em uma empresa junior causa grande impacto tanto na vida acadêmica quanto profissional de cada um:
“No meu caso, na vida acadêmica, me tornei mais presente dentro da universidade por meio do projeto de extensão e desenvolvi um interesse enorme no direito empresarial, área de principal atuação da Ímpeto. Quanto à vida profissional, o aprimoramento trazido pela experiência como impetuosa vem me trazendo experiências incríveis e aprendizados que eu não encontro dentro de sala de aula, fatores que fazem total diferença na minha formação profissional”, disse Luísa.
In Junior é a Empresa Júnior do Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense orientada pelo professor Flávio Seixas. Oferece soluções para web e consultoria em Tecnologia da Informação (TI) com qualidade e inovação a baixo custo. Da mesma forma, proporciona ao aluno uma experiência empresarial e empreendedora que contribui diretamente para a sua formação acadêmica e amadurecimento profissional. Tem como seus pilares a Inovação, Inteligência e Integração.
A terceira contemplada é a Focus Consultoria, Empresa Júnior de Gestão Empresarial e de Pessoas da Universidade Federal Fluminense de Rio das Ostras, que conta com alunos dos cursos de graduação de Ciência da Computação, Enfermagem, Engenharia de Produção, Produção Cultural, Psicologia e Serviço Social.
Confira o resultado final do edital, aqui.