É com tristeza e pesar que a equipe da Editora da Universidade Federal Fluminense (Eduff) comunica o falecimento da colega Sônia Peçanha. Revisora e escritora premiada, Sônia faz parte da história da Editora, onde atuou como revisora de 1991 a 2018, quando se aposentou.
Além de ser a responsável pela revisão de inúmeras obras emblemáticas da Eduff, Sônia foi uma das criadoras e também coordenadora do Prêmio UFF de Literatura, realizado anualmente entre os anos de 2007 e 2014. Em 2011, recebeu o título de Servidor Emérito, concedido pela UFF, por meio da escolha dos colegas, em reconhecimento àqueles que se destacaram ao longo da carreira na universidade.
Formada em Letras pela Universidade Federal Fluminense e mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além do trabalho como revisora e preparadora de originais, Sônia também era uma escritora de mãos cheias. Com o livro “Depois de sempre” (Eduff) foi semifinalista do prêmio Jabuti de 1993. Autora de “Traição e outros desejos” (Objetiva), participou de “Contos de escritoras brasileiras” (Martins Fontes, 2004) e “30 mulheres que estão fazendo a nova literatura brasileira” (Record, 2005). Seu último livro, “Relógio D’água”, foi lançado em 2018 pela Editora Patuá.
A equipe da Eduff lamenta e se solidariza com amigos e familiares.