Um dos principais nomes da antropologia da sua geração, o francês Philippe Descola acaba de ter um de seus principais livros traduzidos para o português pela Eduff por Andrea Daher e Luiz César de Sá. Trata-se de “Para além de natureza e cultura” (Eduff, 2023), obra em que o autor parte da observação de outros povos para questionar a universalidade dos conceitos de natureza e cultura.
“As noções de natureza e cultura, expressão de uma realidade universal a serviço da delimitação de diferentes domínios na estrutura das coisas, são, sem dúvida, o seu ponto central. Multiplicadas em diversas ‘visões de mundo’, elas dificilmente podem dar conta das continuidades e descontinuidades, mais ou menos visíveis, entre humanos e não humanos e das possibilidades de agência entre eles. É no para além, portanto, que Philippe Descola concentra o vigor da sua proposta, renovando a vocação da antropologia. Como na máxima nietzschiana, que projeta a reflexão para além dos valores que fundam a moral, é nessa condição que o binômio natureza e cultura se deixa desmobilizar, neste livro, por inferências fundamentalmente ontológicas sobre os tipos de existentes e seus modos de relação, em mundos fundamentalmente compostos. O fundamental está para além”, afirma Andrea Daher, que também assina a orelha da edição brasileira.
Professor emérito do Collège de France, Philippe Descola é formado em filosofia pela École Normale Supérieure de Saint-Cloud, fez seu doutorado em antropologia na École Pratique des Hautes Études, sob a orientação de Lévi-Strauss, com uma tese baseada em seu trabalho de campo entre os achuar da Amazônia equatoriana.
Esse e outros lançamentos da Eduff estão disponíveis para venda no site www.eduff.com.br.