Apertar, puxar, comer, dormir, mamar, caminhar, piscar, beliscar, descobrir: os pequenos e novos seres humanos que chegam a esse mundo estão, por muitas vezes, ávidos para enfrentar os primeiros desafios da nossa existência. Os responsáveis, no entanto, ficam cada vez mais preocupados em ampará-los. Pensando nisso, os médicos Bruno Lagoeiro, Eduardo Cardoso e Pedro Lanzieri lançam o livro “Gravidez e maternidade: Uma abordagem médica do milagre da vida” (Eduff, 2016).
Nos dezoito capítulos que integram a obra, são abordados temas e dúvidas frequentes, a partir da experiência dos profissionais e das conversas com pais, tios, avós e responsáveis. Com uma linguagem simples e direta, os autores procuram desmentir os principais mitos ligados ao desenvolvimento da criança, em especial sobre educação e comportamento.
A maior parte do conteúdo da obra foi baseado no aplicativo “Minha Gravidez”, lançado em julho de 2015, que está atualmente disponível na Apple App Store e Google Play Store. Com boa avaliação por parte dos usuários, os conselhos foram escritos pelos três profissionais e revisados por especialistas.
Os médicos que assinam a obra foram colegas quando eram estudantes na Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF), há mais de oito anos. Hoje, são sócios de uma start up voltada para a divulgação de informações nas áreas de Medicina e Saúde.