Considerado um marco do pensamento histórico e político, o livro “O momento maquiaveliano : o pensamento político florentino e a tradição republicana atlântica”, do historiador neozelandês John Greeville Agard Pocock, acaba de ser lançado pela Editora da Universidade Federal Fluminense (Eduff). A obra, originalmente publicada em 1975, contempla as consequências para a moderna consciência histórica e social surgidas a partir do ideal republicano clássico revivido por Maquiavel e outros pensadores do Renascimento italiano.
Pocock demonstra que a ênfase primordial de Maquiavel recai sobre o momento no qual a república se confronta com o problema de sua própria instabilidade no tempo, daí o porquê de “O momento maquiaveliano”. Após examinar este problema nas obras de Maquiavel, Guicciardini, e Giannotti, o autor volta-se para o revival da ideologia republicana na Inglaterra puritana e na América do Norte revolucionária e federalista.
Argumentando que a Revolução Norte-americana pode ser considerada como o último grande ato do humanismo cívico do Renascimento, o livro relaciona as origens do historicismo moderno ao choque entre valores cívicos, cristãos e comerciais no pensamento do século XVIII.
Esse e outros lançamentos da Eduff estão disponíveis para compra no site www.eduff.com.br.