Convidado da edição de julho do Eduff Entrevista, Daniel Aarão Reis falou sobre a organização do livro “1968: os desafios de uma reflexão crítica” e explicou o contexto das manifestações que ocorreram naquele ano no Brasil e no mundo. Ao programa, Aarão também contou um pouco sobre sua trajetória, passando por momentos como a atuação no movimento estudantil, na luta armada e o exercício da docência.
Durante a década de 60 do século XX, emergiram críticas, questionamentos e propostas reformistas e revolucionárias por todo o mundo. A coletânea “1968: os desafios de uma reflexão crítica” tenta empreender uma viagem por esses anos a fim de estudar a pluralidade das ideias e das experiências diversas de uma época.
Se para uns, as mudanças traziam esperança, para outros tantos, essas mesmas mudanças representavam uma ameaça a valores tidos como naturais.
E embora de imediato as forças conservadoras tenham prevalecido, as questões que surgiram permanecem no tempo, incentivando movimentos sociais e lutas políticas, como os direitos das mulheres; a igualdade fundamental das civilizações humanas; o olhar crítico em relação à depredação do planeta; o questionamento das autoridades; a mudança dos padrões afetivos e o direito de cada um escolher os caminhos da própria felicidade.
Clique aqui para assistir à entrevista com o Daniel Aarão Reis.
Esse e outros títulos da Eduff podem ser adquiridos no site www.eduff.com.br.