O livro “… como se fosse um deles: almirante Aragão – Memórias, silêncios e ressentimentos em tempos de ditadura e democracia” (Eduff, 2017) é um dos finalistas do Prêmio Jabuti de 2018, na categoria de “Biografia”. Na obra, o historiador Anderson Almeida narra a trajetória de Cândido da Costa Aragão, militar que representou uma ameaça para o regime ditatorial da época.
Graças à sua afinidade com os ideais de Brizola e Jango, Aragão era conhecido como “Almirante vermelho” por parte da imprensa e pelos seus pares militares. Simpatizantes da esquerda, por sua vez, o chamavam de “Almirante do povo”, por verem nele a esperança de uma Marinha mais popular.
Em “… como se fosse um deles”, Almeida narra a trajetória do militar com linguagem poética, em uma tentativa de romper com os muros da Academia. “Optei por não destacar aspectos da vida íntima e privada do almirante Aragão, mas sim, expor suas angústias, indecisões, fracassos, ressentimentos e, obviamente, os momentos de euforia e vitórias a partir de sua atuação política em tempos de Ditadura e Democracia”, explica o professor.
A relação dos finalistas do Jabuti foi divulgada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), nessa quinta-feira, 4 de outubro. O ganhador será anunciado na Cerimônia Oficial, que será realizada em 8 de novembro, em São Paulo. Confira a relação dos finalistas.
Eduff no Jabuti
Esta não é a primeira vez em que a Eduff fica entre os finalistas do Jabuti. Em 2015, a editora venceu a disputa na categoria “Economia, Administração, Negócios, Turismo, Hotelaria e Lazer”, com o best-seller “Estranhas Catedrais: as empreiteiras brasileiras e a ditadura civil-militar, 1964-1988”, de Pedro Henrique Campos. No mesmo ano, “Palavras e Brados. José do Patrocínio e a Imprensa Abolicionista do Rio de Janeiro”, de Humberto Fernandes Machado, concorreu na categoria “Comunicação”.
Em 2016, a Eduff foi finalista, com “A morte midiatizada: como as redes sociais atualizam a experiência do fim da vida”, de Renata Rezende Ribeiro, na categoria “Comunicação” do prêmio.
Até 31 de outubro, “… como se fosse um deles” será vendido com 30% de desconto, no site da Eduff e na Livraria Icaraí, em Niterói. Saiba como comprar.