Considerado paixão nacional, o futebol já rendeu músicas, séries, filmes e muitas pesquisas Brasil afora. Na Eduff, o tema também já foi abordado sob diferentes perspectivas e publicado em livros disponíveis nas versões impressa e digital. Dois deles acabam de ser disponibilizados para download gratuito: “Futebol na sala de aula” (Eduff, 2021), de Lívia Magalhães e Rosana Teixeira, e “Da ditadura à ditadura” (Eduff, 2014), de Euclides Couto.
Na coletânea “Futebol na sala de aula”, as organizadoras reuniram ensaios de pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento para refletirem sobre as relações entre o futebol e diplomacia, guerras, ditaduras na América do Sul, gentrificação em tempos neoliberais, direito à cidade, construção de sociabilidades urbanas, pensamento social brasileiro, mercado de trabalho, machismo, misoginia, racismo, homofobia, etc.
Partindo da capitalização política do futebol em diferentes estratégias, de 1930 a 1978, as “histórias” do Brasil são o foco de “Da ditadura à ditadura” (Eduff, 2014). Apoiada em relatos construídos pela imprensa, a pesquisa parte de 1930, ano em que a Fifa realizou a primeira Copa do Mundo, e Getúlio Vargas assumiu a chefia do governo provisório, marcando o fim da República Velha e dando início à primeira ditadura no Brasil.
Outros cinco títulos da Eduff trazem temáticas igualmente originais: “Enquanto a copa não vem”, de Carlos Henrique Biscardi, Leda Costa e Martin Curi; “Pelé e o complexo de vira-latas”, de Ana Paula da Silva; “Desvendando o jogo”, de Bernardo Buarque de Hollanda, Luiz Guilherme Burlamaqui e Marcos de Souza; “A copa do mundo e as cidades”, de Fabrício de Oliveira, Fernanda Sánchez, Glauco Bienenstein e Pedro Novais; e “Bola na rede e o povo nas ruas!”, de Felipe Machado.
Conheça esses outros títulos da Eduff sobre futebol, clicando aqui.