DISCENTES DE SAÚDE CONTRA A COVID-19
EDITAL PARA INSCRIÇÕES
A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal Fluminense informa que estão abertas as inscrições para discentes dos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia atuarem diretamente junto ao Sistema Único de Saúde (SUS) nas ações de enfrentamento à pandemia da Covid-19, causada pelo novo coronavírus. O edital, lançado pelo Ministério da Saúde, tem por objetivo operacionalizar a execução de ações estratégicas para fortalecer o enfrentamento à COVID-19 com a suplementação em estabelecimentos de saúde no âmbito do SUS de discentes de graduação do sistema federal de ensino. A ação, de caráter excepcional e temporária, tem validade enquanto vigorar a declaração de emergência em saúde pública no País.
Os interessados deverão realizar cadastro por meio do sistema “O Brasil Conta Comigo -Acadêmico”, disponível no endereço http://sgtes.unasus.gov.br/apoiasus/, preenchendo o formulário “Ficha do Aluno”. Os alunos devidamente cadastrados e com perfil compatível (prioritariamente os que se encontrarem nos estágios mais avançados de seus respectivos cursos) serão notificados para se apresentarem em 48 horas nos estabelecimentos de saúde correspondentes para atuarem, de acordo com as especificidades de cada profissão, nas áreas de clínica médica, pediatria e saúde coletiva. Esses estabelecimentos podem ser unidades de Atenção Primária à Saúde, unidades de Pronto Atendimento, unidades da rede hospitalar, estabelecimentos de saúde voltados ao atendimento dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas, das comunidades remanescentes de quilombos e das comunidades ribeirinhas. A atuação dos discentes será supervisionada por um profissional com formação compatível com a área de graduação do aluno inscrito.
Os discentes terão direito à percepção de bolsa, de acordo com a carga horária a ser cumprida, podendo corresponder ao valor de R$ 1.045,00 para a carga de quarenta horas semanais por mês, ou ao valor de R$ 522,50 para a carga horária de vinte horas semanais. O pagamento das bolsas será realizado de forma 100% digital garantido pelo Banco do Brasil, apoiador da Ação Estratégica “O Brasil Conta Comigo”.
A carga horária cumprida no âmbito da Ação poderá ser utilizada como substituta de horas devidas em sede de estágio curricular obrigatório, cabendo ao aluno solicitar à Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS) a declaração de atuação. Também está previsto aos alunos o recebimento de certificado de participação no esforço de contenção da pandemia da COVID-19, com a respectiva carga horária. O certificado de participação garantirá aos discentes do quinto e do sexto ano de Medicina, assim como aos discentes do último ano de Enfermagem, Fisioterapia e Farmácia, pontuação adicional de 10% no processo de seleção pública para programas de residência promovidos pelo Ministério da Saúde por um período de dois anos a contar da data de sua expedição.
Os estados, municípios e estabelecimentos privados de saúde sem fins lucrativos que prestam serviços ao SUS também poderão aderir à Ação Estratégica realizando, por meio das secretarias de Saúde, as inscrições no formulário “Ficha do Gestor” no mesmo endereço http://sgtes.unasus.gov.br/apoiasus/.
Os interessados podem acessar o edital completo por meio do link http://tiny.cc/qoannz.
Esclarecimentos e informações adicionais poderão ser obtidas no endereço http://sgtes.unasus.gov.br ou pela central de teleatendimento do Ministério da Saúde – Disque Saúde 136.