Foi publicado em 26 de junho de 2017 o edital do ENADE 2017. Diferentemente dos anos anteriores onde, além da Portaria Normativa, o INEP publicava um manual com orientações gerais para IES, Estudantes e Coordenadores, em 2017 foi publicado um Edital que complementa a Portaria Normativa e traz orientações gerais para a realização do exame.
As mais importantes novidades, no entanto, residem no novo sistema implementado pelo INEP para a inscrição dos estudantes utilizando dados informados pelas IES no Censo da Educação Superior e no cronograma de eventos que alongou o período de inscrição de irregulares e separou a inscrição de ingressantes e concluintes.
O edital também traz novidades importantes que afetam os estudantes concluintes, sujeitos a prova (ingressantes e irregulares não fazem a prova desde 2011). A partir desse ano, os estudantes inscritos como concluintes precisam completar seu cadastro no sistema ENADE do INEP até a data da prova em 26/11/2017; as solicitações de dispensa também passarão a ser solicitadas justificadamente pelo estudante diretamente através do sistema ENADE do INEP, de dezembro de 2017 ao fim de janeiro de 2018.
A solicitação de cuidados especiais passou a ser efetivada pelo próprio estudante, diretamente no sistema mediante laudo comprovando a necessidade especial a ser anexada ao sistema. A aplicação da prova, também passou a contar com maior rigidez.
Para o ENADE 2017, são considerados estudantes CONCLUINTES e devem fazer a prova os estudantes matriculados com 80% ou mais da carga horária de seus cursos devidamente integralizada até 25/08/2017 ou previsão de conclusão até julho de 2018.
Os estudantes nessas condições dos cursos da UFF abaixo relacionados deverão fazer a prova e estar atentos ao edital do exame:
a) BACHARELADOS
- Arquitetura e Urbanismo;
- Ciência da Computação;
- Ciências Biológicas;
- Ciências Sociais;
- Engenharia de Recursos Hídricos e Meio Ambiente;
- Engenharia Agrícola e Ambiental;
- Engenharia Civil;
- Engenharia de Agronegócios;
- Engenharia de Petróleo
- Engenharia de Produção;
- Engenharia de Telecomunicações
- Engenharia Elétrica;
- Engenharia Mecânica;
- Engenharia Metalúrgica;
- Engenharia Química;
- Filosofia;
- Física;
- Geografia;
- História;
- Letras;
- Matemática;
- Química;
- Química Industrial;
- Sistemas de Informação.
b) LICENCIATURAS
- Ciências Biológicas;
- Ciências Sociais;
- Educação Física;
- Filosofia;
- Física;
- Geografia;
- História;
- Letras;
- Matemática;
- Pedagogia;
- Química.
c) CURSOS SUPERIORES EM TECNOLOGIA
- Sistemas de Computação.