Organizado por Giovana Xavier, o e-book “A gente só sabe o final quando se encerra’: novas formas de ensinar e aprender histórias do Brasil Republicano”, é o sétimo volume da coleção “Personagens do Pós-Abolição”, publicada pela Eduff.
A obra trata das experiências da equipe do Programa de Educação Tutorial Conexões de Saberes Diversidade UFRJ, em diversas oficinas sobre personagens importantes da história do pós-abolição retratadas na coleção. Personagens que tiveram suas histórias contadas na Escola Municipal Jornalista e Escritor Daniel Piza, uma instituição da rede pública do Rio de Janeiro localizada em Costa Barros, um dos bairros mais carentes e vulneráveis da cidade.
Coleção Personagens do Pós-Abolição
Composta por sete volumes disponíveis para download gratuito, a coleção “Personagens do Pós-Abolição” (Eduff, 2021) traz para o leitor as biografias de homens e mulheres que, apesar de terem contribuído imensamente para a história republicana do Brasil, tiveram suas trajetórias silenciadas e pouco reconhecidas.
Homens e mulheres que levantaram bandeiras antirracistas e atuaram na transformação das possibilidades de exercício da cidadania da população negra no Brasil.
“Personagens do Pós-Abolição” é fruto do projeto coletivo “Personagens do pós-Abolição: trajetórias, e sentidos de liberdade no Brasil republicano”, que foi contemplado com o Edital n° 13/2015 da CAPES – “Memórias Brasileiras: Biografias”. Todos os volumes que integram a obra são acompanhados por um site com diversos materiais – oficinas, vídeos, planos de aula, banco de imagem, em torno de personagens negros biografados. (http://personagensdoposabolicao.uff.br/).
Baixe gratuitamente esse e os outros volumes da coleção no site www.eduff.uff.br.