O vídeo “O Tamanduá e a Serra”, produzido pelo Projeto de Extensão Fauna Brasil – UFF, é o primeiro documentário feito sobre o tamanduá-bandeira, um dos mais espetaculares mamíferos da fauna brasileira, e se tornou um verdadeiro sucesso no YouTube Brasil.
Com cerca de 30 minutos de duração, o documentário traz imagens inéditas do ciclo de vida do tamanduá-bandeira, espécie que encontra abrigo e proteção na Serra da Canastra, em Minas Gerais. O alto do Chapadão dessa serra, onde se encontra a nascente histórica do Rio São Francisco, é um dos mais importantes refúgios – senão o mais precioso de todos que ainda restam – para que o tamanduá-bandeira possa viver livremente.
Resultado de uma pesquisa minuciosa e laboriosa sobre o mamífero, o documentário é dirigido pelo Prof. Sávio Freire Bruno, do Departamento de Patologia Clínica Veterinária da UFF, e também contextualiza a rica biodiversidade do Cerrado brasileiro, com enfoque no Parque Nacional da Serra da Canastra. Seu lançamento se deu no Cine Arte UFF no dia 27 de abril e foi postado nas mídias sociais no dia 12 de maio. Em apenas treze dias, o média-metragem já foi visto por mais de 130 mil pessoas no YouTube e pode ser acessado por meio do link:
https://www.youtube.com/watch?v=fOmkYfyxL_w