Informe

Docentes: aberta chamada para disciplinas para o Programa de Mobilidade Virtual Destino Brasil

A Andifes, Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior, abriu uma chamada pública para cursos ou disciplinas em língua estrangeira para seu Programa de Mobilidade Virtual Internacional.

O programa busca proporcionar aos participantes uma experiência de imersão em diferentes aspectos da cultura brasileira. Desta forma, pretende-se criar um programa amplo de mobilidade virtual que vise à promoção do Ensino Federal brasileiro no exterior; a valorização e disseminação da(s) língua(s) e da diversidade cultural brasileira em âmbito internacional; o aumento da atratividade internacional das IFES brasileiras e a dinamização do processo de internacionalização das instituições envolvidas.

Nessa fase, todas as universidades federais podem se inscrever para participar do programa. De acordo com o coordenador do Conselho de Gestores de Relações Internacionais das IFES (CGRIFES), professor Waldenor Barros, “os cursos serão todos de curta duração – seis semanas, oferecidos virtualmente pelas universidades federais brasileiras para seus alunos, com 30% das vagas, e para os nossos parceiros internacionais 70% das vagas. Os cursos devem ser ofertados em inglês, francês, espanhol ou em qualquer outro idioma em que os professores sejam aptos e fluentes”, detalha.

As proposições podem ser estruturadas em qualquer formato (ciclo de palestras, uma disciplina regular, com múltiplos assuntos ou monotemática etc.), com carga horária, estruturação e dinamismo a critério dos docentes. Para isto, os professores terão até o dia 11 de maio para elaborar suas propostas e submetê-las, através de formulário disponível no Portal de Editais da UFF, para a SRI, que coletará todas as propostas e encaminhará para avaliação da Andifes.

Maiores informações estão disponíveis na chamada pública – também disponível no portal – como também através do e-mail sri@id.uff.br.

Dados do informe

21/04/2021


Pular para o conteúdo