Informe

Discentes da Universidade Federal Fluminense, vinculados ao Observatório do Tempo Presente, fazem intercâmbio na Université Libre de Bruxelles, na Bélgica

Incrementando o processo de internacionalização, três pesquisadores em formação do laboratório Observatório do Tempo Presente do Instituto de História da Universidade Federal Fluminense (UFF) encontram-se, desde setembro de 2021, realizando intercâmbio acadêmico na Université Libre de Bruxelles (ULB). Pertencente um a cada nível de pesquisa (graduação, mestrado e doutorado), os três foram selecionados a partir de um projeto realizado pelos serviços de relações internacionais da ULB e da UFF contemplado com bolsa do Programa Erasmus+ da União Europeia, sob coordenação técnica do Prof. Serge Jaumain (História – ULB) e da Profª Angélica Müller (História – UFF).

 

Diego Gambier, Carlos Daróz e Matheus Moreto no Campus Solbosch da ULB

Diego Gambier, Carlos Daróz e Matheus Moreto no Campus Solbosch da ULB

 

Diego Gambier, concluindo sua graduação, pesquisa a relação dos militares e a política brasileira no tempo presente; Matheus Moreto, mestrando, desenvolve pesquisa sobre comportamento eleitoral na Nova República; e Carlos Daróz, realiza seu doutoramento investigando a participação de brasileiros no Exército Francês durante a Primeira Guerra.

A ULB é uma universidade francófona e uma das mais importantes e bem estruturadas instituições de ensino superior da Bélgica, possuindo o selo HR Excellence in Research da União Europeia. Os pesquisadores em formação estão vinculados a Faculté de Philosophie et Sciences Sociales da ULB, onde desenvolvem suas respectivas pesquisas servindo-se do riquíssimo acervo historiográfico disponível na biblioteca e frequentando disciplinas de professores renomados do curso de História e Ciência Política. Além disso, puderam estabelecer contato com o AmericaS, o centro de estudos interdisciplinar das Américas da ULB.

Este intercâmbio é passo importante para o fortalecimento da parceria institucional entre a UFF e a ULB, ajudando na consolidação da internacionalização do Instituto de História da UFF.

Dados do informe

18/01/2022


Pular para o conteúdo