O dia nacional do doador de sangue comemorado no dia 25 de novembro, tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue e aumentar os estoques principalmente para as festas de fim de ano, período de férias e proximidade do carnaval.
O banco de sangue do Huap tem recebido uma média de 15 doações diárias, quando o ideal seria de 30 doações. De acordo com a coordenadora do banco de sangue, Olga Pereira apesar da procura ter aumentado em alguns casos as doações não podem ser realizadas. “Quanto mais pessoas procurarem o banco de sangue para doar, maior a possibilidade de termos possíveis doadores. Todo o tipo sanguíneo é de extrema importância, mas no momento o tipo O e B principalmente estão em falta. Isso é uma preocupação para o final de ano”.
Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais.
O banco de sangue do Huap fica na Rua Marquês do Paraná, 303, Centro, Niterói e funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h. Para outros esclarecimentos os interessados em se tornarem doadores podem entrar em contato pelo telefone: (21) 2629-9070.