Informe

Dia Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho

Hoje é comemorado o Dia Nacional de Prevenção aos Acidentes de Trabalho, que propõe uma reflexão sobre como os ambientes e processos de trabalho podem determinar tanto a saúde, quanto os acidentes e o adoecimento dos trabalhadores. Mais do que isto, evidencia a necessidade de adoção de medidas e ações preventivas para mudar o atual cenário no Brasil.

A data tem o objetivo de alertar empregados, empregadores, governos e sociedade civil para a importância de práticas que reduzam o número de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho e promovam um ambiente seguro e saudável em todos os setores produtivos. O marco tornou-se oficial em 1972, depois de regulamentada a formação técnica em Segurança e Medicina do Trabalho.

Em 27/07/1972, foi publicada a Portaria de nº 3236, que instituiu o Plano Nacional de Valorização do Trabalhador, e a de nº 3237, que tornou obrigatórios os serviços de medicina e engenharia de segurança do trabalho em todas as empresas com mais de 100 funcionários.

O Brasil foi o primeiro país a ter um serviço obrigatório de Segurança e Medicina do Trabalho em empresas. Na época, isso foi possível porque o Banco Mundial ameaçou cortar os financiamentos para o país, caso o quadro de acidentes de trabalho não fosse revertido.

O “Acidente de trabalho” é aquele que ocorre durante o serviço ou no trajeto entre a residência e o local de trabalho ou do local de trabalho e residência, provocando lesão corporal ou perturbação funcional, acarretando a perda ou redução da capacidade para o trabalho e, em último caso, a morte. Além disso, as doenças ocupacionais também são enquadradas nesta categoria.

Os dados de doenças e acidentes relacionados ao trabalho apontam um número relevante: entre 2007 e 2017 foram registrados 1.324.752 casos. Por isso, é fundamental o uso correto de equipamentos de proteção, a realização de exames médicos ocupacionais e a implantação dos planos e programas previstos nas Normas de Segurança do Trabalho. A conscientização dos profissionais e o esforço para aplicar medidas de segurança coletivas e individuais são as melhores medidas de prevenção.

Manter ambientes e processos de trabalho saudáveis é uma responsabilidade compartilhada entre empregadores e trabalhadores. A participação dos trabalhadores é essencial no processo de identificação das situações de riscos presentes nos ambientes de trabalho. A UFF tem proposto estratégias e orientações que permitam a detecção, modificação e cuidado oportuno e integral a todos os trabalhadores. E, ainda, atuação na vigilância nos locais de trabalho com intervenções que propiciem a eliminação ou minimização dos riscos inerentes ao processo de trabalho.

A conscientização dos trabalhadores no local de trabalho é a melhor forma de prevenir acidentes. A isso devemos acrescentar a aplicação das medidas de segurança coletivas e individuais inerentes à atividade desenvolvida. A palavra-chave é PREVENIR.

Sendo assim, aqui vão 15 dicas para evitar que você venha a sofrer um acidente de trabalho:

  • Utilize os Equipamentos de Proteção Individual (EPI);
  • Mantenha áreas de circulação desobstruídas;
  • Não obstrua o acesso aos equipamentos de emergências (macas, extintores, etc.)
  • Informe ao superior imediato sobre a ocorrência de incidentes, para que se possa corrigir o problema e evitar futuros acidentes;
  • Caso a atividade ofereça algum tipo de risco, não a execute se não estiver habilitado para fazê-la;
  • Não improvise ferramentas. Solicite a compra de ferramentas adequadas à atividade;
  • Evite fazer brincadeiras durante as atividades de trabalho que exijam foco total, tanto seu quanto dos colegas
  • Oriente os novos colaboradores sobre os riscos das atividades;
  • Cuidado com tapetes em áreas de circulação;
  • Não retire os Equipamentos de Proteção Coletiva das máquinas e equipamentos. Eles protegem você e demais trabalhadores simultaneamente;
  • Não fume em locais proibidos. Procure os locais destinados para tal;
  • Evite a pressa, ela é “inimiga da perfeição”. Além de se expor ao nível de risco maior, seu trabalho não terá uma boa qualidade;
  • Confira sua máquina ou equipamento de trabalho antes de iniciar suas atividades, através do check list;
  • Ao sentar, verifique a firmeza e a posição das cadeiras;
  • Não deixe objetos caídos no chão.

Lembre-se: prevenir é o melhor remédio!

Fontes:
Associação Nacional de Medicina do Trabalho
Federação Médica Brasileira
Ministério da Saúde

Dados do informe

27/07/2021


Pular para o conteúdo