Informe

Cursos da área da saúde retomam estágio obrigatório no HUAP

As atividades começaram no início desta semana como uma experiência nova para estudantes e professores

No início desta semana, o Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP) recebeu, após sete meses, os estudantes da área da saúde que cursam disciplinas de estágio obrigatório.
A retomada desses estudantes foi discutida e possibilitada através da Resolução 160/2020, que regulamentou o ensino remoto emergencial, e a Instrução de Serviço 14/2020, que apresentou as diretrizes para a realização das atividades de estágio obrigatório. Além destas medidas, a Reitoria foi responsável, junto à Pró-Reitoria de Administração (PROAD) e Superintendência de Operações e Manutenção (SOMA), pela articulação e priorização da compra e fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPI´s) para todos estudantes em estágio/internato no HUAP, garantindo a retomada de forma segura.
Inicialmente, foi constituído um Grupo de Trabalho (GT Saúde) por meio da DTS PROGRAD, 13/2020 que propôs diretrizes para a retomada dos estágios dos cursos de graduação em saúde por meio de um planejamento integrado, considerando a necessidade do tamanho reduzido de turmas nas atividades, observância dos níveis de risco nos setores/áreas, treinamento e capacitação, rotinas e procedimentos de segurança, e fornecimento de EPI’s.
Antes de inciar as atividades nesta segunda-feira, 19 de outubro, estudantes de Nutrição, por exemplo, passaram por um treinamento com a Comissão de Controle de Infecções Hospitalares, onde aprenderam a se paramentar e desparamentar para evitar contaminação, além de outras instruções sobre protocolos de biossegurança tomados para o controle da Covid-19.
De acordo com a Profª Tereza Wadi, Coordenadora de Estágio do HUAP, “o retorno do estágio está sendo uma experiência nova para todos nós, pois precisamos fazer em um formato diferente do que era anteriormente. Estamos driblando as dificuldades.”
No novo formato, os estudantes ainda não entram em algumas áreas, com o objetivo de preservar a saúde deles e dos pacientes, e as aulas são divididas em turnos, a fim de evitar aglomerações. Todas as aulas são supervisionadas por professores de forma presencial, além do suporte remoto, com professores que se enquadram em grupo de risco, mas continuam em atividade remota.
“Estamos conseguindo oferecer aos alunos, de forma segura, um contato com a prática no hospital. Eles estão vivenciando a profissão numa situação extrema como é a Pandemia”, completa a Profª Tereza.
A retomada do estágio obrigatório é fundamental para a formação dos estudantes da área da saúde.
Segundo Grazielle Huguenin, Subchefe do Departamento de Nutrição e Dietética, responsável pela disciplina  Estágio Supervisionado em Nutrição Clínica, “Está sendo um momento histórico para a UFF e para os cursos da área da saúde. É um momento de grande aprendizado. Cada turma que passa pelo HUAP tem uma experiência de acordo com o momento que é vivido naquele período. Esses alunos vão sair muito conscientes sobre as medidas de biossegurança e prevenção de infecção hospitalar e controle de transmissão.”
Além do treinamento, para cada estudante foi desenvolvido um planejamento de atividades para ser cumprido durante o período no hospital.

Dados do informe

23/10/2020

,

Informações sobre o setor

Pró-Reitoria de Graduação

Pular para o conteúdo