Informe

Curso de Extensão: Atualização em Gênero e Violência contra a Mulher

A Extensão Universitária da Universidade Federal Fluminense, por meio do Programa UFF Mulher, busca contribuir para a formação de agentes de direitos sociais (professores, técnicos, alunos da graduação, e pós-graduação, profissionais de diversas áreas de saber e agentes sociais), realizando diversas ações    no intuito de atualizar suas comunidade interna e externa frente a questões teóricas pertinentes à proteção social, gênero, diversidade sexual e outras formas coletivas de mobilização contra violação de direitos.
Neste sentido, foi criado o Curso de extensão: atualização em gênero violência contra a mulher, parceria entre o Programa de Extensão UFF Mulher e a Coordenadoria de Políticas para Mulheres de São Gonçalo. Seu objetivo é proporcionar um espaço para debates em torno das questões de gênero, violência contra as mulheres/de gênero e saúde, além de trazer informações pertinentes às legislações de proteção e punição em casos de violência contra a mulher: lei 11340/06 – Lei Maria da Penha – e a recente lei 13.104/15 – Lei do Feminicídio. Tem como público alvo, profissionais que atuam com essas temáticas e visa possibilitar um momento de reflexão para desnaturalizar essas questões.
O curso, que já está com suas inscrições esgotadas, acontecerá nos dias 18 e 25 de setembro; 2, 9 e 16 de outubro, das 9h às 13h, no Centro Interescolar Ulysses Guimarães que fica no Porto de Madama em São Gonçalo- RJ,  terá carga horária de 20 horas. Serão abordados os seguintes temas: gênero, diversidade sexual e interseccionalidade; mulheres em ação: o feminismo e suas conquistas históricas; conceitos sobre violência contra mulheres e espaços da saúde; proteção social a mulheres em situação de violência: aspectos jurídicos; a rede de proteção à mulher vítima de violência.
Ainda no mês de outubro, o Programa UFF Mulher realizará outro curso de extensão: Atualização em gênero, diversidade sexual e direitos sociais, que tem como objetivos promover o diálogo e atualização de profissionais de diversas áreas envolvidos nestas temáticas; desmistificar estigmas sobre a identidade de gênero, orientação sexual, direitos e a saúde de pessoas trans e homoafetivas; pensar estratégias para o combate à homofobia, por meio do fortalecimento de mecanismos para o exercício de uma cidadania plena dessa população ainda invisibilizada. Este curso terá como parceiros: Centro de Cidadania LGBT Leste, Coletivo Diversitas UFF e Curso de Especialização Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos da FIOCRUZ (Dihs/ENSP),

Para mais informações enviar email para uffmulher@gmail.com

Dados do informe

10/09/2015


Pular para o conteúdo