A ação de extensão ocorreu dia 11/08/2015, de 9 às 18 horas, no Auditório Milton Santos do Instituto de Geociências da UFF (Campus da Praia Vermelha). O público presente superou as expectativas e chegou a 220 participantes. O interesse da comunidade acadêmica pela temática tem sido cada vez maior. O Simpósio, uma realização da PROEX, Escola de Extensão e Fundação Oswaldo Cruz, foi coordenado pelo prof. Ronald Marques, do Instituto Biomédico.
Internamente contou-se com a parceria do Instituto de Biologia, Instituto Biomédico, PROPPI, PROGEPE, PROEX/CDFEX, PROEX/CEAEX, Centro de Atenção e Investigação em Tuberculose Mazzini Bueno e PROGEPE/SIASS. Apoiaram o evento o ANBio, ICICT, INCQS e IOC.
O evento se propôs a promover um espaço de debate e integração com a participação de profissionais (docentes e técnicos), estudantes e representantes da comunidade, a fim de abordar questões práticas vinculadas aos critérios, necessidades e apreensões locais, para a conscientização e sensibilização em boas praticas de Biossegurança em nossa universidade.
O Simpósio foi marcado pela grande participação de estudantes e pela formalização da articulação com a PROPPI, que culminou com a assinatura da Instrução de Serviço/PROEX/PROPPI nº 01/2015, que cria o “Espaço UFF de Biossegurança, UFFGEN e CEUA – pesquisa e extensão”, com o objetivo de reunir os esforços da UFF no campo das ações e debates que envolvam a biossegurança e suas implicações na pesquisa e na extensão.