Informe

Conselho Deliberativo se reúne e decide, a democracia venceu: Aprovada resolução de sustentabilidade do Hospital Universitário Antônio Pedro

O Conselho Deliberativo do Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP), reunido nesta 3ª feira pela manhã, aprovou a “Resolução sobre a Sustentabilidade do Hospital Universitário Antônio Pedro – HUAP, e indicativo de Contrato de Gestão Especial Gratuita do Hospital, entre a UFF e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – Ebserh”.

Houve, mais uma vez, tentativa de bloqueio do local da reunião por parte do Sintuff e pessoas alheias à comunidade universitária. Foi praticado novamente o fascismo que caracteriza estes grupos: atos de força, tentativas de intimidação e constrangimento dos conselheiros. Grupos que, até este momento, não apresentaram nenhuma proposta de superação dos graves problemas de sustentabilidade do Hospital. Gente que há muito perdeu sua humanidade, não se importando com o sofrimento alheio dos muitos que dependem do HUAP para o seu cuidado. A determinação desta administração é de que o Hospital seguirá forte, público e gratuito, conforme os preceitos do SUS.

Demonstrando o vigor da democracia na UFF, o Conselho Deliberativo do HUAP se reuniu. Estiveram presentes à reunião 12 conselheiros, sendo que uma conselheira da direção do Sintuff presente, fez a opção de não assinar a lista de frequência e não votar. Dos outros 11 conselheiros, 10 votaram favoravelmente à resolução apresentada. Vitória da democracia e da comunidade que constrói a UFF, dia a dia. Pela proposta ficam garantidos:

– Manutenção de “porta única de acesso” ao Hospital, exclusivamente pelo SUS.
– Proibição de contratação com Planos e Seguros privados de saúde, bem como Universidades privadas.
– Garantia da autonomia universitária.
– Garantia do fortalecimento da atividade acadêmica.
–  Respeito aos direitos dos servidores e fim do contrato precário de profissionais da saúde.
– Redimensionamento da força de trabalho com provimento de pessoal necessário ao pleno funcionamento do HUAP.
– Controle social da gestão com pleno funcionamento do Conselho Deliberativo.
– Aumento de leitos e serviços beneficiando usuários, com melhoras qualitativas no cuidado das pessoas.
–  Manutenção da propriedade do patrimônio e equipamentos do HUAP com a UFF, sendo feita uma cessão de uso, para que a Ebserh possa realizar manutenções e reformas necessárias.
– Gerenciar o cuidado de forma integral, interprofissional centrado na pessoa, baseado em evidência científica.
– Garantir os espaços de ensino, extensão e pesquisa nas dependências do hospital.
– Possibilidade de inclusão de cláusula que garanta a possibilidade da UFF romper o contrato, caso o mesmo não esteja sendo cumprido pela outra parte.
– Transparência no uso dos recursos materiais e financeiros, com prestação de contas ao Conselho Deliberativo do Hospital.

Convidamos a todos a somarem esforços com a administração da UFF, no sentido de manter o HUAP funcionando, na perspectiva de ampliação dos serviços e do acesso aos usuários do SUS, e das atividades acadêmicas de ensino e pesquisa.

Tarcísio Rivello
Diretor do Hospital Universitário Antônio Pedro – HUAP.

Dados do informe

08/03/2016


Pular para o conteúdo